Há um ditado popular que diz: “Sorrir é o melhor remédio”. E sorrir com os dentes completos aumenta a autoestima e promove o bem-estar. Para promover uma vida mais saudável e para garantir que as pessoas possam desfrutar ao máximo de momentos especiais, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, tem promovido a confecção e a distribuição gratuita de próteses dentárias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Jéssica Gomes, gestora do Centro de Especialidades Odontológicas Irmã Marta (CEO), as próteses são confeccionadas por uma equipe especializada formada pela odontóloga Andrea Pereira e pelo técnico em prótese Márcio Cavalcanti, além da própria gestora do CEO, que atua como odontóloga especialista na área. “As próteses são confeccionadas totalmente de graça, através de uma parceria com o Ministério da Saúde”, explicou Jéssica.
O município de Limoeiro disponibiliza dois tipos de prótese dentária. São elas a parcial, cujo público-alvo é composto por pacientes que perderam alguns dentes, e a total (“dentadura”), destinadas àqueles que perderam todos os dentes. “Para ter acesso, os pacientes procuram os dentistas nas Unidades Básicas de Saúde e, se eles identificarem que esses pacientes precisam de uma prótese, é feita uma adequação do meio, como restauração e limpeza, e o paciente é encaminhado ao CEO para fazer a prótese”, detalha a gestora.
Segundo Jéssica Gomes, os usuários das 19 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela “Princesa do Capibaribe” devem ser contemplados pelo serviço. A confecção de uma peça dura aproximadamente quatro sessões e, a cada mês, um número de pacientes de cada UBS é convocado para iniciar o procedimento. E os números comprovam a eficiência do serviço. Conforme dados do CEO, mais de 600 próteses foram entregues à população no período de agosto a dezembro de 2022.
Observação: A divulgação das imagens foi autorizada pelos usuários.