Nos dias 7 e 8 de novembro, o Circuito de Negócios Agro contemplou Limoeiro. A iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal, garantiu assessoria rural itinerante. Por meio da Carreta Itinerante BB, o circuito potencializou negócios e reforçou a presença do banco junto ao segmento do agronegócio. Instalada na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, a estrutura garantiu a divulgação de produtos, serviços e inovações tecnológicas direcionadas ao setor, além de atendimento personalizado aos produtores rurais.
A carreta adaptada funciona como agência móvel do BB e tem circulado o país. De acordo com a assessoria de comunicação do banco, cerca de 60 mil quilômetros serão percorridos até dezembro deste ano. E a cidade “Princesa do Capibaribe” está entre os 600 municípios selecionados. A oportunidade também garantiu a participação de parceiros (revendas de máquinas e de insumos, empresas de tecnologia agrícola e outras ligadas ao segmento), bem como capacitação técnica e assessoria especializada aos empreendedores do campo.
“Esse circuito é acompanhado de uma carreta que traz palestras, assistência técnica e parceiros do agronegócio. Trouxemos empresas do setor de energia solar e empresas fornecedoras de implementos e insumos da agricultura”, detalhou o gerente geral da agência Limoeiro, Fábio Brito. O servidor do BB também relatou que no evento foram ofertados financiamentos e assistências técnicas para produtores (clientes e não clientes). “No circuito, o processo de crédito pode acontecer mais rápido”, completou.
Coordenador do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Limoeiro, Eudes Cavalcanti convive diariamente com os produtores rurais e elogiou a iniciativa do Banco do Brasil e da Prefeitura. “Um evento de fundamental importância, principalmente para o agronegócio dentro do nosso município, onde, dentre seiscentos municípios, Limoeiro foi contemplado com essa carreta agro. O agronegócio utiliza tudo. E, dentro desse programa do Banco do Brasil, tratamos até de negócios para as mulheres empreendedoras”, destacou Eudes.
Presidente da União Nordestina da Agropecuária (UNA), Orlando Duarte classificou a vinda do Circuito de Negócios Agro para Limoeiro como “significativa”. Na visão dele, o agronegócio tem sido importante fonte de divisa para o país. “Ele tem sido uma mola na economia e na sobrevivência do povo brasileiro. O Banco do Brasil, que é um parceiro em termos de financiamento e de incentivo ao agronegócio com sua carreta, marca a presença de Limoeiro como uma das cidades importantes para o agronegócio pernambucano”, comentou Duarte.
O prefeito Orlando Jorge compareceu à abertura do ciclo de palestras para os produtores do campo e discursou para o público que veio prestigiar a programação. “É com muita alegria que a gente participa deste momento tão importante para o nosso município. Limoeiro é referência regional no Agronegócio, na Agropecuária, na Agricultura. Nossa gestão trabalha através de parcerias para aquecer a Economia e melhorar a vida das pessoas. Estar entre os 600 municípios brasileiros contemplados pelo Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil é uma grande honra para nós”, sublinhou.
Dentro da programação, na noite de segunda-feira (7), a palestra do “BB para Elas”, ministrada pelo analista de orientação do Sebrae Pernambuco, Valdir Cavalcanti, reuniu várias empreendedoras. Elas conheceram a linha de crédito e puderam aprender mais sobre negócios. O momento também contou com atendimentos da Estética Kaline Moreira, sorteios de brindes e música ao vivo no ritmo de Cézar Fontinelly. “Um momento muito importante para as mulheres empreendedoras promovido pelo Banco do Brasil, em parceria com o Sebrae e apoiado pela Prefeitura de Limoeiro, incentivando e abrindo novos horizontes para que elas de fato consigam gerar negócio no nosso município. O empreendedorismo é uma realidade na nossa Terra Amada”, ressaltou a diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Denise Ramos.
A funcionária do Banco do Brasil, Cléo Coutinho, detalhou que o “BB pra Elas” foca nas empreendedoras que são formalizadas ou estão em processo de formalização, sempre dando suporte de crédito, com o apoio do Sebrae. “Esse evento veio trazer para a cidade um suporte que o Banco do Brasil pode dar às mulheres empreendedoras. A gente sabe do peso e da luta da mulher brasileira, que é uma classe que muitas vezes têm jornada dupla ou tripla”, disse Cléo. “Foi um evento grandioso e fiquei bastante feliz com o apoio da prefeitura que trouxe as mulheres das associações. Estamos feliz com isso”, completou a servidora da Agência BB Limoeiro.