A pauta ambiental tem sido prioridade no plano de trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura de Limoeiro. Seja na execução direta ou na parceria, a gestão municipal tem dado importante colaboração para o desenvolvimento sustentável coletivo, questão bastante discutida no mundo inteiro nos últimos anos. E, para fortalecer ainda mais o viés socioambiental, o prefeito Orlando Jorge autorizou mais uma parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).
Dessa vez, está sendo executado, no município, o Projeto Semeando Agroecologia. Coordenada pelos técnicos do Serta, a iniciativa visa a implantação de tecnologia social, com a construção de cisternas e fossas sépticas em algumas comunidades rurais. O projeto também conta com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul).
Na primeira etapa, 40 agricultores oriundos das comunidades de Duas Pedras, Esperança, Espíndola, Ilha dos Leões, Lagoa do Couro e Tabuleiro visitaram a unidade do Serta, em Glória do Goitá, para interagir e conhecer o funcionamento desses equipamentos na prática. Eles formam a primeira turma contemplada. Uma segunda, também com 40 agricultores, será organizada ainda neste semestre. A logística de transporte do grupo está sendo garantida pela Prefeitura de Limoeiro.
De acordo com os técnicos do Serta, as cisternas são de baixo custo e fácil construção para armazenamento de água, dando segurança hídrica à propriedade rural. Já as fossas sépticas terão sistema bioágua para reaproveitar águas cinzas da casa (banho e pia) e reutilizar no pomar. As construções das cisternas e das fossas serão no formato de curso, para que os moradores de outras comunidades possam aprender as técnicas, colocando em prática e formando uma cadeia de fortalecimento da agricultura familiar com redução de desperdícios.
Em Limoeiro, o Projeto Semeando Agroecologia também realizará a implantação de uma feira agroecológica. As ações contarão com as orientações e acompanhamento dos técnicos agrícolas, além do apoio estrutural do governo municipal. Os agricultores terão a oportunidade de expor e vender seus produtos sem pagamento de taxa e de forma direta ao consumidor, ou seja, sem “atravessador”, o que garantirá mais renda ao homem do campo.
A Prefeitura de Limoeiro e o Serta também têm parceria no segmento da Educação Ambiental e da Responsabilidade Social. Confira mais detalhes clicando neste link.