“Eu fui pra Limoeiro e gostei do forró de lá”. Assim cantou Jackson do Pandeiro no fim da década de 1950, no auditório da antiga Rádio Difusora de Limoeiro, onde atualmente está instalado o Centro Cultural Ministro Marcos Vinicíos Vilaça, sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A canção “Forró em Limoeiro” ficou eternizada e traduz o sentimento de quem visita o município durante o período junino.
Na contagem regressiva para a abertura do São João da Alegria, que começa na próxima quarta-feira (22), o prefeito Orlando Jorge liderou a reunião de organização e logística com os barraqueiros e gasoseiros, promovida na tarde desta segunda-feira (20), no auditório do Centro Cultural. A coordenação dos trabalhos acontece por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, coordenadas, respectivamente, por Dolores Carmen e José Félix.
“É uma das classes das quais a gente quer realmente chegar junto e contemplar da melhor maneira. Quando falamos de Cultura e Turismo, falamos de atividade econômica, e eles passaram um período bastante sacrificado devido à pandemia. A reunião foi proveitosa porque parte do diálogo, não de imposição. Temos um cadastro com atualização. Falamos dessa questão da segurança e de onde eles estarão, para que a gente possa melhorar o atendimento à população. A expectativa é de grande público”, explicou Dolores.
De acordo com o gestor municipal, as secretarias e diretorias estão trabalhando integradas para garantir o lazer e a segurança do público. “Esse São João está carinhosamente planejado. Estamos executando todas as medidas de melhoria, conforto e segurança. Então, as pessoas com certeza podem participar, brincar, trazer suas famílias e suas crianças para o São João da Alegria, o São João cultural, o São João raiz, que tem mais de cem anos de existência”, destacou Orlando. O prefeito também informou que, para este momento, apenas barraqueiros e gasoseiros de Limoeiro prestarão serviços no evento.
Além da estrutura preparada pela Prefeitura de Limoeiro, como decoração, palcos, iluminação, painel de fotografia e banheiros químicos, as famílias que residem ao longo da Rua da Alegria também estão colaborando. Quem passa pelo local percebe o grande número de palhoças montadas nas calçadas das casas. Alguns moradores construíram para receber amigos e familiares, outros para comercializar, aproveitando o grande fluxo de forrozeiros.
Prefeitura e 6ª CIPM planejam segurança dos festejos juninos de Limoeiro
A reunião também contou com a participação do comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Tenente-Coronel PM Fabiano Moreira. O militar informou que todos os dias de festividade contarão com aproximadamente 80 policiais. Paralelamente, dois efetivos vão atuar na Zona Rural, além de equipes realizando rondas no corredor bancário. Para o atendimento, a CIPM contará com apoio de outros batalhões.
“A Polícia Militar está vindo com reforço grande. Considerando o cancelamento do polo do Parque de Exposição, mantivemos contato com a Diretoria de Caruaru e estamos com a expectativa boa de lançar entre 70 e 80 policiais por dia, incluindo, a cidade como um todo. Vamos dar atenção especial ao foco, mas também à área bancária, ao Presídio e à Zona Rural para cobrir os eventos pontuais. Vamos ter efetivo fixo com reforço todos os dias”, garantiu Moreira.
Vigilância Sanitária de Limoeiro promove palestra educativa sobre segurança alimentar
Outra preocupação da gestão municipal é com a garantia da segurança alimentar para quem vai curtir as tardes e noites de forró na Rua da Alegria. A gestora da Vigilância Sanitária de Limoeiro, Gyna Karine, repassou aos barraqueiros e gasoseiros um guia prático de boas práticas sanitárias. “Esse guia visa todo o processo de orientação para manipulação e condicionamento das bebidas e alimentos que eles vão estar vendendo aos consumidores de Limoeiro”, explicou.
A profissional de Saúde também garantiu que os comerciantes informais estarão sendo orientados e inspecionados para que as condições higiênico-sanitárias sejam seguidas. O guia traz 15 orientações de fácil acessibilidade. “Nesses sete dias de festa faremos a inspeção sanitária dos comerciantes. E para identificação dos consumidores, estaremos selando cada barraca e cada gasoseiro após a inspeção. Com isso, a população fica ciente de que aquele comerciante está apto ao fornecimento”, explicou Gyna.
Confira, no Instagram e no Facebook da Prefeitura de Limoeiro, a programação completa do São João da Alegria.