Imagem aérea: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

Fé, cultura e tradição mais uma vez caminharam lado a lado na Festa de São Sebastião de Limoeiro. Com programações religiosa e artística nas Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação e de São Sebastião, no período de 16 a 27 de janeiro, a cidade esteve em festa. Este ano, o evento que celebra o co-padroeiro do município, chegou a 134ª edição, reunindo milhares de fieis nos diversos momentos organizados pelas duas paróquias, com a colaboração de pastorais, grupos, empresas e famílias. Reconhecendo a importância da centenária festividade para múltiplos setores, a Prefeitura de Limoeiro garantiu apoio às manifestações religiosas e promoveu as pautas culturais.

Como acontece historicamente, o segmento cultural contemplou diversos ritmos, gostos e gerações. Artistas locais, regionais e nacionais se dividiram nos polos do Alto de São Sebastião e do Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, promovendo um grande encontro de talentos. Forró, brega, eletrônico, axé, ciranda e MPB foram alguns dos estilos que marcaram as noites de janeiro. “São cento e trinta e quatro anos de muita tradição e fé. Limoeiro vivenciou treze dias de muita festa. No Alto de São Sebastião, um festival cultural e muita religiosidade. E no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, três dias de grandes atrações”, destacou o prefeito Orlando Jorge, que acompanhou todas as atividades.

Foto: Heitor Marinho/Prefeitura de Limoeiro

Somado ao trezenário (Paróquia de São Sebastião) e ao Novenário (Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação), assim como as procissões, a festa contou com a Cavalgada de São Sebastião e Missa do Vaqueiro, Leilão de Gado, Festival do Chopp e Corrida de São Sebastião. “O sentimento foi de gratidão por todos os que estiveram reunidos direta e indiretamente. A comunidade do Alto abraçou o palco cultural, onde realizamos com artistas da casa e atrações católicas, e com a feirinha de artesanato e gastronômica. No pátio de eventos, tivemos a oportunidade de receber milhares de pessoas para acompanhar shows que a comunidade amou”, avaliou a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmem.

Entre as atrações que passaram pelo palco do Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, esteve Limão com Mel, que retornou à cidade Princesa do Capibaribe com um dos repertórios mais românticos do país. “Show incrível. Energia maravilhosa. Sempre que a gente vem aqui somos muito bem recebidos. Limão e Limoeiro deu certo. Falar de amor nunca vai sair de moda, e Limão com Mel preza muito por isso”, destacou a vocalista da banda, Adma Andrade. “Uma alegria estar de volta a uma cidade que sempre nos abraçou. Tenho muitos amigos aqui. Limoeiro tem uma história marcante na história da Limão com Mel”, completou Edson Lima, vocalista e um dos fundadores da banda.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Pela primeira vez se apresentando em Limoeiro, o baiano Durval Lelys, ex-vocalista da Banda Asa de Águia, saiu do palco emocionado pelo carinho do público, que cantou junto com o artista praticamente todas do repertório. “Foi muito gratificante estar aqui, trazendo toda a minha história com Asa de Águia, uma banda que representa bem o Carnaval em todo o Brasil, com a folia do Axé. Meu coração ficou realizado por tanta gente que veio”, revelou o dono do bordão que acompanha gerações: “Que galera é essa, meu irmão?”. Quem também agitou o público foi o MC Troinha. “Estou muito feliz. Fui marcado por várias pessoas de Limoeiro nas redes sociais. Isso mostra o carinho do público”, comemorou o dono do hit “Pode Balançar”.

Outro show bastante aguardado foi o da cantora Solange Almeida. Considerada uma das vozes mais marcantes do forró, ela coleciona muitos momentos importantes da carreira durante as passagens dela pelas festas de Limoeiro. “Fiquei muito feliz em reencontrar o povo de Limoeiro, essa cidade que eu tenho um carinho muito grande. Tenho tocado bastante pelas cidades vizinhas, e na maioria das vezes fico hospedada aqui. Obrigada Limoeiro, por mais uma vez me receber de braços abertos”, disse Sol, como também é conhecida. No repertório, o forrozeira mesclou sucessos do passado aos ritmos atuais que tocam nas rádios e plataformas digitais, provocando um grande coral no pátio.

Fé e Devoção

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Nem mesmo as fortes chuvas que caíram no domingo da tradicional procissão de encerramento da Festa de São Sebastião impediram que os devotos saíssem às ruas para homenagear o Santo protetor da peste, fome e guerra. Uma grande multidão lotou as principais ruas do município, no trajeto entre a Igreja Matriz de São Sebastião e a Matriz da Apresentação, num dos maiores gestos de fé já vistos na comunidade católica da cidade. “Tudo isso foi muito bonito. Eu me dedico a essa procissão”, disse o Senhor Ireneu. A esposa dele também acompanhou o momento religioso, caminho com os pés descalços, simbolizando a devoção que o povo tem no soldado romano martirizado.

Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião, padre Zé Ramos revelou ter ficado impressionado com o tamanho da fé dos limoeirenses, após um dia de intensas chuvas. “Eu não sou fraco na fé, mas pensava que não ia ter essa multidão. Foi uma coisa impressionante, parece que as pessoas brotam da terra e surgem pelas ruas. Eu acho isso uma coisa inexplicável”, pontuou. “Um dia por demais abençoado. Temos chuvas como bênçãos de Deus. Ver a fé desse povo que caminha e que procura valorizar mais e mais o testemunho de São Sebastião é uma combinação perfeita. Temos muito o que agradecer a Deus”, reforçou o padre Severino João, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.