Valorização é a palavra-chave na Educação Municipal de Limoeiro. E com este pensamento, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), promoveu, na manhã do último sábado, dia 9 de novembro, no Salão Dom Bosco do Colégio Regina Coeli, mais um dia de formação especial, dessa vez, com o tema: “Professor, você é único”. O evento buscou garantir uma combinação de valorização, encontro social e capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino, os quais são responsáveis em educar mais de 6 mil crianças e adolescentes.
Dezenas de professores participaram do momento, reforçando e ampliando o conhecimento pessoal, o que refletirá na qualidade do ensino ofertado aos estudantes. De acordo com a Secretaria, Limoeiro conta com o Vale Formação, iniciativa que ocorre aos sábados, contudo, o do mês de novembro buscou maior integração. “Buscamos fazer um Vale Formação especial, diferente. Um Vale Formação no qual pudéssemos misturar o aprendizado e a troca de experiências, mas também momentos de felicidade, de alegria e de interação”, detalhou o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo.
Essa capacitação, que contou com duas palestras, mesmo ocorrendo em novembro, também fez referência ao Dia do Professor, celebrado em outubro. A primeira palestra foi proferida pela professora Mariana Hant. Ela falou da chave para relacionamentos saudáveis. Já segunda, com o professor Roberto Montanha, abordou a construção de conexões eficazes, principamente, nos espaços de trabalho. Ao citar a sólida parceria com o IAUPE, o secretário de Educação ressaltou a importância das palestras ofertadas aos educadores durante as capacitações continuadas. “Durante as palestras, pudemos verificar a importância de ações e de momentos como esses”, disse Melo.
Saúde mental e saúde emocional foram pontos bastante abordados durante a capacitação especial. Durante o momento, Fernando Melo voltou a reafirmar o compromisso da gestão com a categoria. “A gente sempre de uma forma lúdica e de unidade vem trabalhando e renovando esse compromisso coletivo que nós, enquanto categoria, temos com essas crianças, com essas famílias e com a sociedade de maneira geral. Nada melhor do que a gente fazer isso com pessoas que puxam uma reflexão, que fazem com que a gente possa dentro dessa reflexão rever alguns conceitos e melhorarmos enquanto seres humanos e profissionais de educação”, pontuou o secretário.
Sérgio Ramalho, coordenador do IAUPE, fez parte da abertura dos trabalhos e sublinhou detalhes que fazem o segmento educacional ser tão especial em todas as fases da vida. Ele também fez referência ao espírito de humanização e de empreendedorismo, e ao olhar especial para as parcerias que a Prefeitura de Limoeito tem tido ao longo dessa gestão. “Somos um órgão vinculado à UPE e temos uma parceria com a Prefeitura de Limoeiro, não só com a Educação, mas também temos trabalhado com capacitações e treinamentos. Temos um enorme prazer de ajudar e colaborar com as prefeituras, e com Limoeiro não seria diferente”, ressaltou Ramalho.
O palestrante Montanha bateu na tecla do professor como instrumento transformador. “Sempre fico muito feliz em falar para os professores, pois eles têm uma missão de vida muito parecida com a minha, que é de ajudar as pessoas a transformarem suas vidas através das suas condutas e de suas atitudes. Não existe transformação no mundo que não seja feita por conexão. Conexão com você mesmo, conexão com a espiritualidade, conexão com as pessoas que estão em sua volta. Entendendo o outro faz você entender sobre sua missão. E essa é a missão do professor: entender do outro para poder ajudar a transformar vidas”, enfatizou o palestrante.
O prefeito Orlando Jorge colocou a Formação Especial na agenda dele. O gestor acompanhou as duas palestras e externou para os educadores o tamanho da importância deles na formação educacional e social dos alunos. Contudo, também reconheceu a necessidade do cuidado com os profissionais. “Os professores estão no dia a dia das crianças. E a gente descobre que no interior de cada pessoa tem os sentimentos, as frustrações. Somos humanos. Por isso, acho importante fazermos esse tipo de dinâmica”, afirmou Orlando. “Momentos como esse são importantes para a gente rejuvenescer, para a gente ‘reoxigenar’ e aprender a controlar as emoções”, completou o prefeito.