Foto: Heitor Marinho/Prefeitura de Limoeiro

Emoção, talento, arte e espírito esportivo. Cada detalhe da abertura da 54ª edição dos Jogos Escolares de Limoeiro (JEL) contou com esses pontos. O dia 17 de outubro de 2024 entrou para a história da cidade Princesa do Capibaribe com uma noite memorável e inesquecível para toda a comunidade escolar do município. Promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a maior competição estudantil de Limoeiro reforçou a força e o protagonismo das escolas das três redes de ensino e dos estudantes/atletas.

Foram meses de preparação e ensaios. Uma ampla estrutura de som, luzes e cores que encantou o público que lotou a quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Um batalhão de profissionais de várias áreas. E nas arquibancadas, um show das torcidas das escolas participantes. As apresentações culturais contaram um pouco da história dos esportes e da cultura brasileira, enquanto as homenagens reconheceram de forma justa todos aqueles que deram valiosas contribuições ao esporte estudantil de Limoeiro e Região durante várias décadas.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Por mais um ano, os JEL uniram gerações na programação, tendo em vista a participação do Programa Idoso em Movimento (PIM). “É importante saber que o esporte faz bem em todas as idades. É da infância até a terceira idade. É a inclusão de esporte de qualidade na vida com dignidade. Salve os Jogos Escolares”, destacou a professora de Educação Física, Conceição Amorim, coordenadora do Programa Idoso em Movimento (PIM). Ao todo, mais de mil atletas entrarão em quadra e em campo, seja modalidade individual ou coletiva, para defenderem as cores de suas escolas.

Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, professor Fernando Melo, o sucesso da abertura da competição foi reflexo do espírito democrático colocado em cada detalhe da preparação e da execução do que foi proposto. “É importante dizer que o tema (dos JEL) foi discutido, o logotipo foi escolhido através de um concurso e a festa foi feita pelos estudantes e pelos artistas limoeirenses. Foi um momento incrível e inesquecível que fica para a história dos Jogos Escolares de Limoeiro”, comentou Fernando.

Foto: Heitor Marinho/Prefeitura de Limoeiro

Apesar das inovações e do avanço da tecnologia, o amor pelos Jogos Escolares de Limoeiro não acaba. A competição tem acompanhado a evolução dos esportes, inclusive, abrindo espaço para os jogos eletrônicos. Mas tudo isso sem perder a magia que encanta há mais de 50 anos. “Os Jogos Escolares cada vez mais forte e a gente teve essa responsabilidade que não é fácil. Mas contamos com toda a nossa equipe muito unida para entregar o melhor para as nossas crianças e aos nossos adolescentes que fazem parte de todas a rede de educação de Limoeiro”, disse Gustavo Pereira, diretor executivo de Esportes.

A mesma alegria vivida por cada atleta que se apresentou, que desfilou representando os pelotões de suas escolas, que fez o juramento e que acendeu a tocha olímpica também foi a do prefeito Orlando Jorge. O gestor acompanhou atentamente cada detalhe da festa de abertura. “Belíssima apresentação. As nossas crianças felizes e lindas. A nossa juventude dando uma verdadeira demonstração de unidade. Muito feliz com esse momento. Esporte é vida, é saude, um verdadeiro congraçamento”, pontou Orlando, que garantiu que vai prestigiar várias partidas dos Jogos Escolares nas próximas semanas.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro