Na última terça-feira (11), a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) inaugurou o Núcleo Permanente de Mediação de Conciliação (NUPEMEC), sala de negociação e conciliação cujo objetivo é facilitar o acesso da população de Limoeiro ao Poder Judiciário. A iniciativa busca oferecer um canal direto com a justiça e, ao mesmo tempo, um espaço adequado para a resolução de conflitos.
O novo Núcleo é a casa da justiça dentro da FACAL e irá possibilitar um atendimento mais humanizado às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social. Vai contar com uma equipe de mediadores e conciliadores treinados para auxiliar as partes envolvidas a chegarem a um acordo satisfatório, que será homologado pelo juiz da comarca. O espaço está disponível para atender tanto questões judiciais quanto extrajudiciais, abrangendo uma ampla gama de conflitos e demandas de forma mais célere.
Para o desembargador Ricardo Paes Barreto, a iniciativa é fundamental para fortalecer a cultura de conciliação e promover uma resolução pacífica para os conflitos. “Com esse novo núcleo, buscamos oferecer a Limoeiro uma alternativa para a resolução dos problemas. Estamos empenhados em contribuir para a melhoria do acesso à justiça e para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica”, afirmou o magistrado.
A presidenta da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL), entidade mantenedora da FACAL, Matilde Marques, mencionou as funcionalidades do evento, mencionando a importância e parabenizando a iniciativa. “Essa porta que se abre é uma oportunidade onde todos ganham: a sociedade, que terá acesso a essa ferramenta fundamental para a resolução do seu litígio, e os estudantes do curso de Direito, que serão favorecidos com a prática jurídica.”, pontuou.
Os moradores de Limoeiro que desejarem utilizar os serviços do NUPEMEC poderão agendar um atendimento através do canal tal. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e está localizado no campus da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), na Avenida Jerônimo Heráclio, nº 81, no Centro de Limoeiro.
Com mais essa inovação, a FACAL reafirma o seu compromisso com a comunidade local e se consolida como uma instituição de ensino engajada na promoção da cidadania e no fortalecimento do estado democrático de direito.