Desde a inauguração do Centro de Controle de Zoonoses de Limoeiro, mais de 4 mil castrações de cães e gatos já foram realizadas no município. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde somam os atendimentos no Centro, que foi implantado em abril de 2022 e fica na sede da Vigilância em Saúde, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), e os atendimentos da agenda itinerante do Castramóvel, veículo que promove castrações caninas e felinas nas comunidades urbanas e rurais por meio de uma parceria entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho.
Oferecidos de forma gratuita e descentralizada a usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), os procedimentos visam controlar as zoonoses e a população animal no município e, dessa forma, proteger os limoeirenses, os caninos e os felinos. Para utilizar o serviço, o interessado ou interessada deve realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado. “A partir do momento que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explicou a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally.
É recomendado que o gato ou o cachorro seja mantido em jejum nas seis horas que antecedem a castração. Antes dos procedimentos, também são realizados exames para verificar se as fêmeas estão grávidas. Entre os critérios estabelecidos pelo Centro de Zoonoses de Limoeiro para a castração estão: que o animal não tenha raça definida; que tenha entre seis meses e cinco anos de vida; que o peso seja até dezoito quilos; e que o dono receba algum benefício social.
O felino ou o canino, ao sair da clínica móvel, fica sob total responsabilidade do tutor. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados do pós-operatório. De acordo com o médico veterinário Elias Dias, o animal tem de ser mantido na posição horizontal, deve ser observada a frequência respiratória, e não se pode alimentá-lo. “Vale lembrar que o dono precisa se comprometer a tomar todos os cuidados e a seguir as orientações dadas, para que fatalidades não ocorram”, pontuou.
Agenda do Castramóvel
Na manhã desta segunda-feira (14), o Castramóvel esteve na Unidade Básica de Saúde da Comunidade da Linha. Na próxima semana (segunda-feira, 21), a partir das 9h, o Castramóvel estará na Unidade Básica de Saúde da comunidade rural de Ribeiro do Mel.
Confira a programação completa* dos meses de agosto e setembro:
14/08 (segunda-feira): UBS Linha;
21/08 (segunda-feira): UBS Ribeiro do Mel;
01/09 (sexta-feira): Parque de Exposições Dr. Emídio Cavalcanti;
04/09 (segunda-feira): UBS Cohab;
11/09 (segunda-feira): UBS Urucuba;
18/09 (segunda-feira): UBS Santa Terezinha;
25/09 (segunda-feira): UBS Gameleira.
* Sempre a partir das 9h.