Dentro do cronograma de etapas do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Limoeiro, conforme consta no edital publicado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), foi promovido nos dias 11 e 12 de julho, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), no Bairro José Fernandes Salsa, o Curso de Formação para o Conselho Tutelar. A ação recebeu o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O preparatório contou com a participação dos nove pré-candidatos habilitados na fase de análise documental. De acordo com o CMDCA, todos os participantes tiveram 100% (cem por cento) de frequência e de desempenho. Com isso, eles seguem para a próxima fase do processo: o exame de habilitação, agendado para o dia 30 de julho, das 9h às 13h, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC). O Curso de Formação foi aplicado pela advogada Angélica Vila Nova, pela psicóloga Amélia Tavares e pela assistente social Rita Barros, ambas com ampla experiência na atuação com questões ligadas ao público infanto-juvenil.
De acordo com Angélica, participar com frequência máxima do Curso de Formação é obrigatório para que o candidato concorra à vaga de conselheiro tutelar. “É sempre um prazer participar desse processo
preparatório para a eleição do Conselho Tutelar, que é requisito da nossa Lei Municipal para eles concorrerem ao cargo eletivo de conselheiro tutelar. Fiquei muito feliz pela equipe que encontrei. Um pessoal muito dedicado, preparado e consciente do papel que vão assumir diante de uma atividade tão importante”, destacou a advogada.
Atuando na advocacia pública municipal desde 2008, o Conselho Tutelar de Limoeiro foi a primeira lotação da advogada Angélica Vila Nova como servidora efetiva da Prefeitura de Limoeiro, o que aumentou sua dedicação à causa da infância e da juventude. “A gente cria realmente um vínculo de amor. E o que eu enxerguei na capacitação foi um grupo de pré-candidatos muito entusiasmados em querer melhorar e prestar serviço de qualidade à população, em especial ao público infanto-juvenil”, ressaltou a capacitadora.
Durante os dois dias de preparação, ela teve a missão de orientar e explicar, de modo especial, aos que estão pela primeira vez no pleito, e revisar para os que vão tentar a reeleição, sobre o conteúdo do
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), do Conselho Estadual da Criança e da Juventude e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da abordagem de situações práticas.
Representando a gestão municipal, a secretária da pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, também comemorou o resultado alcançado no Curso de Formação para o Conselho Tutelar. Ela
voltou a sublinhar a lisura e a transparência na dedicação ao processo. “Estamos buscando levar todo esse processo dentro da maior lisura e transparência possíveis, para evitar alguns transtornos e questionamentos mais à frente. Gostaria muito de agradecer a toda a equipe da Secretaria envolvida e ao Conselho Municipal”, pontuou Flávia.
Ao agradecer aos pré-candidatos pela efetiva participação nessa etapa preparatória, a secretária também reconheceu a dedicação e o empenho deles: “Gostaria de agradecer aos nove habilitados que foram pontuais e participaram com muita atenção e dedicação”. Eles agora seguem para os testes de conhecimento, que consiste na aplicação de provas objetiva e dissertativa, ambas valendo 10 pontos. No somatório das duas notas, o participante deverá alcançar média igual ou superior a 7 para tornar-se candidato e, assim, concorrer a uma das 5 vagas disponíveis.
Confira neste link a resolução que confirma os nomes (por ordem alfabética) dos nove habilitados para a próxima etapa. Neste outro link consta a resolução que confirma a alteração do dia do exame de habilitação do dia 23 de julho para o dia 30 de julho.
Matéria atualizada no dia 20 de julho, às 11h25.