
Mantendo o compromisso com o homem e a mulher do campo, a Prefeitura de Limoeiro realizou, na manhã desta segunda-feira (17), o lançamento da edição 2025 do Programa Terra Pronta. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente, a iniciativa visa garantir, gratuitamente, a aração da terra dos pequenos agricultores. Neste mesmo período de chuvas, o Governo do Estado, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), deverá realizar a doação de sementes para o plantio. E nessa parceria entre Município e Estado, o setor agrícola limoeirense tem avançado consideravelmente nos últimos anos.
Respeitando a tradição, os mais de 10 tratores que a gestão estará disponibilizando, por meio de núcleos (confira abaixo), para a preparação do solo sairam, em desfile, da sede da pasta agrícola até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro (STR), na Rua Frei Estevão, no Centro, onde foram anunciados detalhes sobre cadastramento e logística do Terra Pronta. De acordo com o prefeito Orlando Jorge, o STR sendo o local de lançamento do programa representa um gesto de valorização da administração municipal aos agricultores – peças fundamentais na alimentação da sociedade, na manutenção das atividades rurais e no fortalecimento da economia local.
“Vamos fazer esse grande investimento. Mais um ano de um programa que ara a terra do trabalhador para produzir. Não me venha com essa ideia de limpar terra de médio (produtor) ou fazendeiro. O programa não é para isso, o programa é para o trabalhador do campo. E não é para plantar capim para o gado, é para o trabalhador produzir alimentos”, enfatizou o prefeito durante o lançamento. Orlando também fez menção ao momento de alta nos preços dos alimentos, ressaltando que diante do cenário de inflação é preciso que o poder público possa investir certo e nas pessoas certas, destacando o programa limoeirense como exemplo.

Os agricultores familiares que desejarem participar do Terra Pronta devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente para formalizar o cadastro e a intenção. O prédio fica no Bairro do Ponto Certo, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Com relação à entrega das sementes por parte do Estado, o chefe do Executivo Municipal disse acreditar que ocorrerá o quanto antes, para garantir o plantio no período ideal para uma safra positiva. “Que as sementes cheguem e a gente faça, também, esse acompanhamento e essa orientação aos agricultores”, comentou gestor.
Outro ponto que entrou na pauta foi a cobertura do Pátio da Feira. Uma obra aguardada e que vai garantir mais humanização para feirantes e clientes. Tanto o “pátio do mangaio” como o “pátio da feira da banana” estão em fase final de cobertura. “É muito importante que a gente possa ofertar esse conforto aos feirantes, possa organizá-los e possa montar uma estratégia para que a feira funcione nos três turnos. É uma estratégia para atrair a produção da agricultura familiar e, a partir daí, fazer com que o homem do campo possa ter melhor preço, e não precise levar sua produção para a Ceasa, porque aí vem o atravessador. Estamos agregando valor para que as pessoas possam trabalhar aqui”, detalhou o prefeito.
De natureza pública, todos os serviços ofertados pelo Programa Terra Pronta são gratuitos. “Estamos indo para o quinto ano do programa em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro, com o IPA, e vamos procurar atender todos os pequenos produtores do município. Eles vão fazer o cadastro para que suas terras sejam aradas, e depois a distribuição da semente”, explicou o secretário da pasta, José Félix. “Ficamos muito felizes, porque esse é o momento do pontapé inicial do ano para o trabalhador rural. A aração da terra vem trazer facilidade e diminuir os gastos do trabalhador”, completou o vice-presidente do Sindicato, Enildo Sousa.
