
A Prefeitura de Limoeiro iniciou os preparativos para celebrar o Carnaval 2025 com ampla programação. Além do tradicional desfile das agremiações durante o período oficial da Folia de Momo, o que torna a cidade referência no apoio, no incentivo e na valorização às manifestações culturais, haverá três dias de shows e desfile de blocos e folguedos na semana pré-carnavalesca, contemplando os 25, 26 e 27 de fevereiro. O prefeito Orlando Jorge e a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, concederam entrevista coletiva para divulgar a programação e os detalhes estruturais do evento, que acontecerá na Praça da Bandeira, no Centro da Princesa do Capibaribe.
Na terça-feira (25), os Bonecos Gigantes e o Maracatu Nação Xililique abrem a programação, percorrendo em desfile toda a extensão da Rua da Alegria até a Praça da Bandeira, onde o palco será montado para receber Banda Só Zoeira, DJ Sonny e João do Morro. Essa grade de apresentações acontecerá em parceria com o Bloco Destampei. A festa segue na quarta-feira (26) com André Marreta, que fará um arrastão no trio elétrico pelo mesmo percurso. Já no palco, será a vez de Ronaldo Morais e Clara Sobral. E para fechar com chave de ouro a semana pré, na quinta-feira (27), o tradicional Bloco Calú Mulher desfilirá pela Rua da Alegria, encontrando no palco da Praça a banda baiana Olodum – atração inédita.
“A gente abre o Carnaval de Limoeiro numa semana recheada de Cultura e de muita festa para o povo”, destacou Orlando, que fez articulações para conseguir o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). “Logo após a Festa de São Sebastião, iniciamos um trabalho de articulação para trazer para Limoeiro uma nova dinâmica. A semana pré-carnavalesca acho que nunca foi feita com esse brilhantismo”, completou. Ele ainda detalhou que as secretarias municipais estão integradas na preparação do evento, cada pasta elencando os serviços que poderão ser colocados à disposição do folião local e visitante.

Semana Carnavalesca
Em decorrência de fatos que descumpriram às regras estabelecidas para o Desfile das Agremiações e para o Concurso de Bois de Caboclinhos do Carnaval 2024, dois folguedos serão penalizados. A decisão ocorre após análise conjunta dos fatos feita pelas Secretarias de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, de Governo e Planejamento e de Assuntos Jurídicos e e pela Procuradoria Municipal. “As agremiações que tiveram infrações no concurso passado, diante daquilo que foi tanto observado como levado em relatório, serão penalizadas em cinquenta por cento do valor da apresentação neste ano”, explicou a secretária da pasta cultural, Dolores Carmen.
As penalidades serão aplicadas ao Boi Garantido, que não desfilou na data acordada no plano de trabalho da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e ao Boi Dourado, que praticou ações de agressão verbal perante a comissão julgadora e equipe da Secretaria após a divulgação do resultado do concurso. “Algo totalmente desproporcional com a equipe que estava realizando o seu trabalho”, enfatizou Dolores. A secretária ainda explicou que as publicações referentes aos resultados devem ser contestadas por via administrativa. “A agressão verbal nunca é a solução”, completou. O parecer da punição está disponível na sede da Secretaria, que fica na Praça da Bandeira, no Centro.
De acordo com Carmem, na discussão de planejamento para o Carnaval 2025 ficou estabelecido que, este ano, não haverá concurso, ou seja, a chamada “disputa”. “Haverá o desfile das agremiações, temos um grupo muito plural, mas não teremos concurso em 2025”, pontuou a secretária. Este ano, o Carnaval de Limoeiro contará com novos grupos, que são os iniciantes – totalizando 20 agremiações na passarela do “Quartel General do Frevo”, na Praça da Bandeira. Esses receberão um apoio cultural de R$ 1 mil. Além do repasse dos recursos financeiros para os grupos tradicionais, a gestão também vai garantir apoio com o transporte das agremiações para as apresentações fora de Limoeiro.
No Domingo de Carnaval, 2 de março, o espaço estará reservado para o desfile dos Ursos, das Calús e do Morto Carregando o Vivo. Já na terça-feira (4), será a vez dos Bois de Caboclinhos, e, no sábado (8), estarão se apresentando os Blocos Líricos, o Maracatu Estrela Brilhante (convidado) e as Escolas de Samba. Por questões de saúde do casal que preside a Escola de Samba Verde e Branco, sediada na Comunidade do Redentor, uma das mais tradicionais e de grande colaboração para o Carnaval limoeirense, ela não participará do desfile. Contudo, a secretária já adiantou uma homenagem pela importância dela para a Cultura Popular durante décadas.