Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Buscando o fortalecimento e a integração do Turismo no Agreste Setentrional de Pernambuco, Limoeiro sediou a 1ª Reunião Ordinária de 2025 da Instância de Governança Regional de Turismo. O encontro aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 26 de março, no Centro de Criação Galpão das Artes, sendo mais um passo consolidado do projeto “Encantos da nossa gente: Serras, Raízes Culturais, Sabores e Fé”. Representantes da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e da gestão de Turismo dos municípios de Limoeiro, Bom Jardim e Feira Nova debateram estratégias para intensificar a regionalização do Turismo.

Ideias, experiências exitosas, propostas e potencialidades pontos pautados na reunião, sempre buscando o mesmo objetivo: o Turismo como porta de oportunidades para o aquecimento da Economia local e para a geração empregos e renda para a população. “A proposta foi fortalecer esse projeto que é tão importante no Mapa do Turismo para recebimento de recursos e para estruturação da nossa região. É de fundamental importância que a gente possa ter esse diálogo e possa avançar na Política de Desenvolvimento do Turismo em nossa região”, destacou a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmem.

A ação faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido através de uma exitosa parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal. “A Instância de Governança é um grande conselho regional, trabalhando os municípios em conjunto, com o propósito de desenvolver a região como um todo. É um município contemplando o outro com seus atrativos, equipamentos e serviços”, ressaltou Ceci Amorim, representante da Empetur, empresa do Governo do Estado, que fomenta o desenvolvimento do turismo, em estreita consonância com a política de desenvolvimento econômico e social, envolvendo as Regiões de Desenvolvimento do Estado.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Como cidade polo regional em diversos setores econômicos, Limoeiro também tem tido o olhar para o Turismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. “A gente viu no Turismo uma janela para aumentar a renda. A gente fortaleceu os artesãos, o Centro de Artesanato e Casa da Cultura que, em parceria com o Governo do Estado, a gente logo, logo vai estar entregando, a obra do Cristo Redentor será um grande equipamento para o Turismo da cidade e da região. Mas o que a gente precisa e se unir e colocar todos os municípios no Mapa (do Turismo)”, avaliou o vice-prefeito de Limoeiro, José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena”).

Saiba mais – O Ministério do Turismo tem o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) como uma das prioridades. Esse Programa constitui-se em uma política pública que tem como propósito a execução de uma gestão descentralizada e regionalizada, e, como foco, o planejamento coordenado e participativo, de maneira que venha a repercutir positivamente em todo o território, nos âmbitos social e econômico. Para que os municípios façam parte do PRT e, consequentemente, do Mapa do Turismo Brasileiro, devem entrar em contato com a Empetur através do telefone 81 3182.8239 ou e-mail empeturprt@gmail.com.

Como vantagem para os municípios que aderem ao programa, além da divulgação nos meios digitais do MTur e da Empetur, o fato de estar compondo o Mapa do Turismo Brasileiro, e participar ativamente da Região Turística de que faz parte, amplia a possibilidade de aumento de fluxos turísticos, de geração de vagas de trabalho e a ampliação do poder de negociação com os setores públicos e privados, com destaques para Transferência Voluntária de Recursos (garante que no mínimo 90% dos recursos próprios da pasta sejam destinados aos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro) e Emendas Parlamentares (os recursos são destinados preferencialmente às regiões e municípios do Mapa do Turismo Brasileiro).