
O Laboratório Municipal e a Farmácia Central de Limoeiro completaram três anos neste mês de abril. E os números alcançados pelos dois equipamentos demonstram a importância e a eficiência da saúde pública municipal. Implantado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, em abril de 2021, já são mais de 1 milhão de exames laboratoriais realizados e mais de 150 mil atendimentos para distribuição de medicamentos. O laboratório e a farmácia ficam lado a lado, na Avenida Severino Pinheiro, no Centro, numa localização pensada para facilitar o acesso da população.
De acordo com números da Secretaria de Saúde, são atendidos, em média, 120 pacientes por dia. Tecnologia de ponta e precisão nos resultados, com mais de 100 tipos de exames diferentes, são alguns dos diferenciais do laboratório. Hemograma completo, colesterol total e frações, PSA total e livre, dosagens metabólicas, entre outros, estão disponíveis gratuitamente para a população. “Prestamos um serviço de qualidade e eficiência. Temos um laboratório automatizado, onde os exames são realizados de forma correta, com diagnóstico preciso para que os munícipes sejam bem atendidos pelos nossos médicos”, destacou o biomédico Sérgio Burégio.
Na farmácia municipal, organização e humanização são pontos fundamentais para a busca diária pela excelência no atendimento. O cidadão encontra remédios básicos e controlados, insulina, vitaminas e os medicamentos listados pelo Ministério da Saúde para farmácia básica – tudo entregue com atenção e responsabilidade. “Completamos três anos em um novo prédio e novas instalações para ofertar melhor comodidade, conforto e agilidade para toda a população. Nesses três anos, atendemos mais de 150 mil usuários, garantindo saúde e qualidade de vida para quem mais precisa”, enfatizou a farmacêutica Caroline Fernandes.
Militante do Sistema Único de Saúde (SUS), o prefeito Orlando Jorge, odontólogo de formação e carreira profissional, com cargos de secretário de saúde nos municípios de Limoeiro e Paudalho, gestor da II Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (II GERES-PE) e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (COSEMS-PE) no currículo, relembrou que os investimentos no laboratório e na farmácia estavam entre as prioridades da primeira gestão dele. “Com saúde pública de qualidade, atendimento humanizado, zelo pelos recursos públicos e respeito aos nossos munícipes, continuaremos proporcionando melhorias e avanços para o nosso SUS”, pontuou o gestor municipal.