Foto: Luanna Loren/Prefeitura de Limoeiro

Cuidado, atenção e acolhimento. Essa mistura de ações da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, tem feito a diferença na gestação das limoeirenses. Por isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), buscam diariamente promover momentos de fortalecimento de vínculo entre mães e bebês. A mais recente atividade voltada à maternidade segura, ocorreu na tarde desta quarta-feira (02/04), na UBS Lagoa Azul, quando a unidade vivenciou o 1° Encontro de Gestantes.

Atividades físicas; Trocas de experiências; Lanche saudável compartilhado; Entrega de kits do Programa Maternidade Segura (parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o LAPON): cálcio, sulfato ferroso e metilfolato; e Apresentação de serviços das Equipes Multiprofissionais da Rede de Atenção Básica (eMulti) foram alguns dos momentos vivenciados pelas gestantes, as quais estiveram assistidas por psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

“Estou com trinta e duas semanas vivenciando esse momento especial com outras gestantes para a gente tirar dúvidas com os profissionais da Unidade Básica de Saúde. É um momento especial nessa fase. É muito bom viver isso aqui”, disse a mamãe Josielma. “Aqui, pudemos falar com elas, trocar experiências, ouvir relatos da questão biopsicossocial e emocional que envolve o processo gestacional. Foi um momento muito rico e também faz parte desse acompanhamento que é feito da gestante dentro da própria unidade”, detalhou Fabiana Aguiar, da equipe eMulti.

Maternidade segura é um conceito que se refere a um conjunto de práticas e procedimentos que visam garantir a segurança e o bem-estar da mãe e do bebê durante a gravidez, parto e pós-parto. “Toda essa rede de cuidado visa minimizar o sofrimento psíquico e trabalhar as questões emocionais que envolvem o vínculo entre mãe e filho”, enfatizou Fabiana. No SUS, além de consultas e atendimentos individuais, são disponibilizados cursos, palestras e oficinas de apoio à gestação e de preparação para o parto, para a amamentação e para os cuidados com o bebê. Um exemplo é o Encontro de Gestantes que a Prefeitura de Limoeiro tem promovido nas UBS.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro