
O cuidado e a atenção com quem cumpre o papel de cuidar de outra pessoa não podem passar despercebidos. Esse público faz diariamente a diferença na sociedade. Por isso, na manhã da terça-feira (08), a Prefeitura de Limoeiro realizou, por meio de uma grande parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Esportes, a 3ª edição do Cuidando de quem Cuida. A programação aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e foi direcionada às famílias de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que são atendidas tanto pelo CER quanto pela Rede Municipal de Ensino de Limoeiro.
O Cuidando de quem Cuida ofereceu serviços de plantão psicológico, nutricionista, fisioterapia, verificação de glicose, ventosaterapia, auriculoterapia, zumba e momento de beleza. “Foi uma ação pensada em proporcionar uma manhã de cuidado para essas pessoas que tão bem cuidam das nossas crianças. E aí nada mais importante e prazeroso do que dedicar um momento para essas pessoas que não têm tempo de cuidar de si. Trabalhamos terapias integrativas, com apoio psicológico e acolhimento para todos esses cuidadores”, enfatizou Ana Reis, coordenadora do CER, feliz pela ativa participação.
O Centro Especializado em Reabilitação cumpre um papel regional, sendo também parceiro dos demais equipamentos de saúde pública coordenados pela Prefeitura de Limoeiro. “É importane frisar que o CER atende 20 cidades. E no mês de conscientização do autismo, estamos aqui cuidando de quem cuida, e dizer que estamos lutando para melhorar a capacidade instalada e os serviços diariamente”, destacou o prefeito Orlando Jorge, que acompanhou as atividades no Centro e fez uma visita técnica aos ambientes. Estamos juntos na missão de promover respeito, harmonia, vida saudável e inclusão social”, completou o gestor.
Durante o mês de abril, Limoeiro vivencia o Mês Azul, dedicado à Conscientização sobre o Autismo. Em 2025, o tema das campanhas é: “Informação gera empatia, empatia gera respeito.” Nas escolas municipais, por exemplo, várias ações são desenvolvidas com um único objetivo: conscientizar, acolher e integrar. “O Mês Azul é muito especial para todas as pessoas que trabalham diariamente pelos autistas. Os pais, as famílias e os profissionais da Educação e da Saúde lutam todos os dias por diagnóstico, por tratamento e por inclusão”, ressalta Valquíria Pinto, diretora executiva de Educação.
O autismo é um espectro, o que significa que suas manifestações variam de pessoa para pessoa. Compreender essas diferenças e atender às necessidades individuais são passos essenciais para fortalecer a inclusão. A disseminação de informações corretas, aliada a atitudes pautadas na empatia e no respeito, é o caminho para construção de um ambiente mais acessível e igualitário. A pasta educacional busca gerar informação, diminuir o preconceito e garantir uma Educação de qualidade. “Trabalhamos para garantir que as crianças (autistas) estejam nas escolas e que a gente construa uma sociedade sem preconceito e com mais aceitação”, destacou a diretora.
Para saber mais sobre a ação, clique aqui e aqui. Para saber mais sobre o Mês de Conscientização do Autismo, clique aqui e aqui.