
Entendendo que a qualidade do ensino passa pela capacitação e formação contínua dos professores, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu a Formação em Rede para o ano letivo 2025 de uma forma especial e diferente. Na manhã da última segunda-feira, 3 de fevereiro, no clima do “Volta às Aulas”, a gestão levou os educadores da Rede Municipal de Ensino para um encontro de conhecimento, integração e reflexão na sala de cinema do Vitória Park Shopping, no município de Vitória de Santo Antão. No encontro, palestras, debates e filme integraram a Formação que teve como tema: “Conhecimento Liberta: Professor, agente de transformação”.
O primeiro momento da programação contou com as palestras dos professores de história e sociologia, Marcos Sérgio e Isaquel Silva, que realizaram debates produtivos sobre o tema escolhido para este ano. Em seguida, os docentes assistiram ao filme “Ainda Estou Aqui”, obra inspirada no livro de mesmo nome, de autoria do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, sob direção cinematográfica do cineasta Walter Moreira Salles e protagonizada pelos atores Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello. O filme foi finalista do Globo de Ouro na categoria Melhor Filme e ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

“Nossos professores da Rede Municipal de Educação viveram um momento importante no cinema de Vitória de Santo Antão, assistindo ao belíssimo filme denominado Ainda Estou Aqui, principalmente com o protagonismo de Fernanda Torres, a nossa atriz que foi recentemente premiada. Esse filme está concorrendo há vários prêmios internacionais. Está na ordem do dia no mundo essa história do ex-deputado Rubens Paiva, que emociona o Brasil e o mundo todo. Quero me congratular com todos os professores e dizer da importância dessa momento de formação e de conhecimento para que a gente possa socializar com todas as nossas crianças”, destacou o prefeito Orlando Jorge, que acompanhou os profissionais.
O conteúdo abordado pela obra exibida no telão vai colaborar com o dia a dia vivenciado dentro e fora da sala de aula, pois é um recorte da história do país que mantém, apesar dos anos, ampla aproximação com a sociedade. “Um filme que, do ponto de vista pedagógico, possibilita aos professores e alunos refletirem sobre o conhecimento e a importância da memória, porque não há como falar da história sem relembrar e recordar acontecimentos que marcaram o Brasil. E daí, o filme possibilitou”, destacou o professor Isaquel Silva. “Quero parabenizar a equipe que escolheu o filme para iniciar essa formação dos professores. Eu acredito que vai qualificar ainda mais essa formação”, completou.

Além dos importantes momentos proporcionados pela Secretaria de Educação e Esportes, o acolhimento dos profissionais de um jeito diferente foi considerado “Nota 10”. “Esse ano foi diferente. Realizamos em suas salas de cinema, fizemos uma breve discussão sobre o tema do nosso evento. E para acumularmos o debate, exibimos um filme que está com três indicações ao Oscar, e ele serviu de tema, serve de mote para nossa acolhida no primeiro dia de formação de 2025. Mas também vai nos orientar na nossa ação transformadora enquanto profissionais que formam cidadãos para que possam transformar a sociedade num lugar melhor para todos viver”, pontuou o secretário da pasta, Fernando Melo.
A projeção internacional conquistada por “Ainda Estou Aqui” comprova a qualidade do cinema brasileiro. A partir dos aprendizados adquiridos na Formação em Rede, os professores poderão compartilhar suas experiências para os estudantes nas salas de aula. “Acreditamos que essa maneira diferente de iniciar o ano letivo dentro de salas de cinema, assistindo um filme nacional, que hoje é referência no mundo, isso traz para gente um início diferente, de uma perspectiva nova, de construirmos cada vez mais uma educação pública municipal de qualidade”, reforçou o secretário de Educação. “Ainda Estou Aqui” é finalista do Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, novamente com Fernanda Torres.
