Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na manhã e tarde da última quinta-feira (13), o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), em Limoeiro, abriu as suas portas para o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que foi promovido pela Prefeitura de Limoeiro e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro). Autoridades da gestão municipal, profissionais das áreas de assistência social, representantes de associações comunitárias, movimentos sociais, entidades culturais e a sociedade civil se reuniram para abordar as diretrizes do Selo Unicef, os indicadores sociais de Limoeiro e a importância do fortalecimento das políticas públicas para a garantia de direitos às crianças e aos adolescentes limoeirenses.

O Selo Unicef é uma importante iniciativa que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A certificação é concedida aos municípios que demonstram um compromisso efetivo com a proteção e promoção dos direitos das crianças, através de políticas e programas que visam melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Segundo a Unicef, 2023 municípios brasileiros participam, sendo 1347 distribuídos nos estados da Região Nordeste e Minas Gerais. A adesão ao Selo é espontânea.

No IPLC, a Prefeitura de Limoeiro esteve presente no evento e o Prefeito Orlando Jorge fez as honras da casa, salientando a importância do município de assumir o compromisso de priorizar as ações públicas voltadas para a infância e adolescência. “O papel do município, verdadeiramente, é emancipar essas crianças. Alfabetizar para que possam ler bem, interpretar o talento, ler fluentemente, escrever e fazer as quatro operações”; pontuou o prefeito.

O encontro foi conduzido de forma integrada e intersetorial pelos especialistas em políticas públicas de Assistência Social, como Flávia Melo, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania. Na ocasião, ela ressaltou que o Selo Unicef vai muito além de uma simples distinção, pois representa a validação dos esforços de todos os presentes envolvidos coma causa. “É um somatório de todos esses esforços para criar um ambiente justo, seguro e propício ao desenvolvimento integral das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Este selo demonstra que estamos no caminho certo.” justificou a Secretária.

Com o Selo Unicef, os municípios são incentivados a investir em áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, garantindo o pleno desenvolvimento e bem-estar das futuras gerações. A conquista do selo Unicef é um importante reconhecimento do compromisso de gestores e comunidades em criar um ambiente mais justo e inclusivo para as crianças e adolescentes.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro