Um novo espaço. Assim pode ser descrito o Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Limoeiro, após a reforma e a revitalização realizadas pela Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Infraestrutura e Urbanismo. A inauguração das modernas instalações do prédio, que fica no Bairro da Cohab Velha, foi realizada na última quinta-feira (04/07) e marcou uma nova fase do serviço que é prestado gratuitamente, de segunda a sexta-feira, a mais de 70 idosos (homens e mulheres) da cidade.
Além das melhorias estruturais do piso ao teto, a gestão municipal também garantiu nova mobília e novos equipamentos de entretetimento, como mesas de jogos, televisor digital e materiais para cursos de aprimoramento das habilidades. Outras novidades do CCI têm ligação direta com a segurança dos profissionais que atuam no equipamento, dos beneficiados e dos visitantes. Uma delas é a porta de emergência para garantir, diante da possibilidade de um incidente, a saída dos idosos com segurança e tranquilidade. Outras são as rampas de acessibilidade.
“É como se fosse um filho que a gente tivesse reabilitado. Não tive a oportunidade de fazer o CCI funcionar, pois, quando entrei na gestão, estava fechado devido à pandemia (da Covid-19), e não podíamos trazer os idosos para se reunir, por ser um grupo vulnerável. Conseguimos uma emenda federal e fizemos a reforma. Uma requalificação, na realidade”, detalhou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo. Ela lembrou que, apesar do não funcionamento do prédio, o convívio e o contato com os idosos foram mantidos nas datas comemorativas.
De acordo com a pasta social, a programação do CCI conta com acolhimento, orientações, momentos de dinâmica e lazer, jogos individuais e coletivos, encaminhamento para Unidade Básica de Saúde (UBS), vivência das datas comemorativas, integração social, cursos profissionalizantes, excursões culturais e refeições. Somada a essa lita, também há o Programa Idoso em Movimento (PIM), que acontece em núcleos espalhados pela cidade e comunidades rurais, com a oferta de atividades físicas adaptadas, o qual também contempla os idosos cadastrados no CCI.
Todas as atividades são desenvolvidas e acompanhadas por uma equipe multiprofissional, enquanto a alimentação passa pela supervisão de nutricionista e pelo preparo de cozinheiras profissionais. Dona Josefa Tavares Poroca, 90 anos, é uma das frequentadoras do Centro de Convivência. “Eu jogo dominó, jogo baralho. Adoro estar aqui. Tem alimentação boa. A Prefeitura está de parabéns, pois aqui nunca teve reforma assim. Veio ter agora. Tudo novo, tudo bom. Passa a maior parte do dia aqui”, disse a aposentada, que está no CCI há 35 anos.
Maria Claudino passou a fazer parte do espaço há dois anos e tem sentido a mudança positiva na vida dela. “Eu só tenho a agradecer, graças a Deus. Faço crochê, jogo, brinco, aprendo a fazer comida. Tem alimentação maravilhosa”, comentou. O mesmo sentimento é o de Dona Malu, que mora perto do CCI. Com 77 anos de vida, ela revela que o Centro de Convivência de Idosos também é uma escola na vida dela. “Aqui é muito bom. Aprendi muita coisa. De crochê a bordado na mão, pintura, tudo isso aprendi aqui”, celebrou a aposentada. “É tudo irmão aqui”, completou.
Mesmo com a aposentadoria, Maria Josefa não perdeu a vontade de aproveitar a vida. Integrante do CCI, ela revelou que adora festas e dançar, inclusive, já foi eleita Rainha do Milho e do Carnaval. “Participei de muitas coisas aqui. Gosto de festa, gosto de dançar e sou divertida. Estamos agora de casa nova. Parece um palácio”, afirmou. Para o prefeito Orlando Jorge, “é como se fosse um novo prédio”. Citando os obstáculos dos trâmites de uma obra pública, ele completou dizendo: “Foi uma alegria muito grande termos concluído essa etapa”.