A inauguração da UBS Dr. Adelino Francisco dos Santos, no bairro do Loteamento Lagoa Azul, na noite da última quarta-feira (26), é vista como um avanço significativo para a população local. Graças aos cuidados do poder público municipal, e para desafogar os atendimentos das outras Unidades Básicas de Saúde nas proximidades e melhorar a qualidade de vida da comunidade, essa UBS foi projetada e construída.

Agora, com a presença da unidade de saúde mais próxima de casa, os moradores estão comemorando. Terão muito mais facilidade e agilidade para cuidar da sua saúde e da saúde de suas famílias. “O empreendimento é de primeira qualidade. Treino todos os dias por aqui e acompanhei a obra desde o início. Antigamente, a gente reclamava muito do antigo postinho. Agora está mais amplo, e para nós é um momento de acolhimento, e, ainda por cima, com o calçamento no entorno. Muito bom!”.

Em entrevista, outros moradores da comunidade ressaltaram a importância da chegada da UBS ao bairro. Maricleide Silva, moradora do Loteamento Lagoa Azul, afirmou: ” Quando cheguei para morar, tudo era pequeno, não tinha nem tanta casa. No antigo posto, antes tínhamos que enfrentar longas filas, num ambiente sem estrutura e esperar horas para sermos atendidos em outras unidades de saúde. Era lama para todo lado. Com a inauguração dessa UBS aqui no bairro, vamos ter mais comodidade e agilidade no atendimento médico”, pontuou.

O marceneiro Emanuel Henrique, morador e comerciante do bairro, disse que a obra representa a realização de um sonho. Ele destacou a importância do novo equipamento de saúde: “Melhorou a saúde, ficou bom para toda a comunidade. Era escuro. Quando chovia, o lamaçal era grande. Tá parecendo uma clínica particular. Tá maravilhoso.”, relatou com entusiasmo.

Vale destacar que, juntamente com a inauguração da UBS Dr. Adelino Francisco, também foi entregue uma ambulância com UTI Móvel nos moldes do Serviço Médico de Urgência (SAMU) para agregar ao sistema de ambulâncias de Limoeiro. “Os equipamentos foram comprados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nós equipamos a UTI móvel nos moldes do SAMU, 100% limoeirense, com recursos próprios. É uma parceria importante do poder legislativo, do poder executivo municipal e, por que não dizer, servindo ao Hospital Regional José Fernandes Salsa. Nós estamos muito felizes por poder entregar esse equipamento em tempo recorde. Sem falsa modéstia, num padrão de excelência na sua construção, no seu acabamento, em todos os equipamentos. A unidade funcionava numa casa alugada e agora funciona em prédio próprio. Nós lançamos a ordem de serviço para essa obra na festa de emancipação da cidade, em 27 de julho do ano passado”, relatou, muito entusiasmado, o prefeito Orlando Jorge.

Estiveram presentes autoridades locais, o filho do Dr. Adelino Francisco, representando a família do homenageado. A inauguração da Unidade Básica de Saúde na Lagoa Azul é um marco para a comunidade local e reflete o compromisso das autoridades em garantir o acesso universal e igualitário à saúde. A partir de agora, os moradores do bairro terão mais tranquilidade para transitar nas ruas pavimentadas e iluminadas do bairro, e segurança para cuidar da sua saúde, fortalecendo, assim, o sistema de saúde de Limoeiro, que fica mais bonita e melhor para se viver.