Numa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Colégio Brasileiro de Medicina em Saúde (CBMS), aconteceu, nesse domingo (28), mais um Mutirão de Prevenção de Câncer de Pele na Policlínica Inacinha Duarte, com a participação de sete médicos oncologistas coordenados pelo médico Tiago Gondim. Após a triagem realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), 50 pacientes participaram desse atendimento especializado. A próxima etapa ocorrerá no dia 23 de fevereiro, quando serão realizadas as cirurgias daqueles que necessitam de tal procedimento.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, a parceria entre o município e o CBMS existe há alguns anos, assegurando a importância e a resolutividade através de parcerias. “Essa é uma parceria de longas datas. Na verdade, é a quarta vez que a equipe do CBMS, que é especialista em câncer de pele, está em Limoeiro. São sete médicos que vieram para realizar essa triagem dos limoeirenses que têm lesão suspeita para câncer de pele”, detalhou a secretária. O primeiro mutirão ocorreu em 2013. Também houve em 2015 e 2022.
Sonally alertou que a população do Nordeste sofre mais por causa da exposição aos raios solares. “Moramos numa região de clima tropical, existe uma grande exposição solar, e o câncer de pele é um dos tipos de câncer que mais mata pessoas no Brasil, por incrível que pareça. Muitas vezes, por falta de informação, por falta de proteção e por excesso de exposição”, pontuou. Nos casos mais simples, as cirurgias serão realizadas na Policlínica Inacinha Duarte, enquanto os mais completos serão encaminhados para hospitais especializados do Recife.
O médico Paulo Paraíso integrou a equipe do CBMS. O oncologista enfatizou a importância da ação social nos casos mais ligados aos tipos de câncer de pele. “É uma ação mais clínica, onde a gente seleciona o paciente para operar posteriormente. Na maioria das vezes, todos os pacientes selecionados são operados. A gente dá prioridade aos que são de câncer de pele. Mas tendo vaga no próximo módulo a gente coloca os sinais, algumas patologias benignas para serem retiradas também”, explicou Paraíso.
Dona Francisca, moradora da Comunidade de Gameleira, comemorou a oportunidade dada ao esposo dela. “É de grande importância esse mutirão no nosso município. Isso facilita as pessoas de não precisar se deslocar para as cidades grandes. Estive acompanhando meu marido. Foi a segunda vez que ele participou do mutirão, pois ele tem lesões de pele e foi encaminhado pela UBS de Gameleira. Somos muito gratos ao município pelo empenho e pela oportunidade”, declarou Francisca.
Milton Raulinho, morador do Bairro São Jorge, foi encaminhado ao mutirão pela UBS Nossa Senhora de Fátima, unidade que faz a cobertura de seu território domiciliar. “Procurei o posto da comunidade e fui encaminhado para aqui (Policlínica Inacinha Duarte). Eu já estive no IMIP, onde fiz a retirada de um câncer na testa e agora estou tirando um do rosto”, contou o limoeirense. “Um amigo meu foi procurar um médico particular em Caruaru, e o procedimento era cinco mil reais. E ainda tinha que alugar carro. Ia ficar por seis mil. Aqui, estou fazendo de graça”, comemorou.
Para o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), o Mutirão de Prevenção de Câncer de Pele de Limoeiro reforça o amplo trabalho de cobertura que a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem executado. “Uma ação como essa é importante porque consegue centralizar cinquenta atendimentos. Na verdade, foram muito mais nas Unidades Básicas. Aqui, são os casos que precisam de um pouco mais de atenção”, avaliou Zé de Nena. O vice também fez menção ao importante suporte dado ao Tratamento Fora Domicílio (TFD).
“A Policlínica Inacinha Duarte é um equipamento de grande potência na saúde de Limoeiro. Ela atende várias especialidades, como vascular, dermatologia, pequenas cirurgias, gravidez de risco, clínico geral, ginecologia, pediatria, além do plantão psicológico. Temos oito psicólogos todos os dias porta aberta para pessoas que estão com sofrimento psíquico. E temos também a terapia e três psiquiatras para atender essa demanda grande de saúde mental”, ressaltou a coordenadora da Policlínica, Ana Maria.