Foto: Jhon Farias/GAC Pernambuco

Focada em parcerias que gerem oportunidades para a população nas diversas áreas sociais, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, iniciou articulação para colaborar com o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC). O primeiro passo foi dado durante reunião promovida na última sexta-feira (14), na sede do GAC, que fica no Complexo Hospitalar Oswaldo Cruz, no Recife. A unidade de saúde integra os equipamentos de estudo e pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE).

A pauta do encontro entre representantes da gestão municipal e da instituição filantrópica abordou a temática escolhida para os 54ª Jogos Escolares de Limoeiro (JEL): “Viva a Vida”. “Viver a vida em toda a sua plenitude e em todas as dimensões. Em um desses processos, dentro de um período de pré-evento até a realização da abertura dos Jogos, que vai acontecer no dia 17 de outubro, estaremos estabelecendo várias parcerias. Uma dessas parcerias é no campo da saúde”, explicou o secretário da pasta educacional, Fernando Melo.

De acordo com Melo, o trabalho realizado sem fins lucrativos pelo GAC há 27 anos, que vive de doações, demonstra o tamanho da importância dele para preservar e salvar vidas. “Num contato prévio, entendemos que é importante vivermos a vida em plenitude. Ao visitarmos o GAC, tivemos uma recepção extraordinária e já está sendo agendada uma data para que a diretoria do GAC vá a Limoeiro, para que possamos fazer o lançamento de uma campanha que terá por objetivo inicial juntar, no mínimo, cinquenta e quatro mil tampinhas de garrafas pet”, explicou o secretário.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O recolhimento das tampinhas, além de colaborar com o meio ambiente, pois são objetos recicláveis, também faz com que o GAC transforme a doação em recursos financeiros para continuar a ação direta de apoio às crianças carentes diagnosticadas com câncer. Fernando Melo adiantou que o regulamento da campanha será entregue às escolas das três redes de ensino, reforçando a ideia de agregar e integrar a classe estudantil em torno dessa ação especial e nobre e, ao mesmo tempo, somando aos espíritos de equipe e de competição que são vivenciados nos Jogos Escolares.

Durante a visita, Fernando Melo, que esteve acompanhado do diretor executivo de Esportes da Prefeitura de Limoeiro, professor Gustavo Pereira, também conheceu as instalações do GAC. Por meio do comunicador limoeirense Jair Ferreira, da Web TV Limoeiro, que já realiza um trabalho voluntário de arrecadação de tampinhas na cidade, assim como do prefeito Orlando Jorge, que também mantém contato de apoio à instituição, o secretário obteve as primeiras impressões. Contudo, revelou ter se encantado ainda mais com o que viu de forma presencial.

“Nada se compara a você ver, sentir e ver a atuação do GAC como se materializa. E quantas pessoas são ajudadas e curadas. Acreditamos que cada pessoa ao tomar conhecimento não tem como não se envolver e não se interessar por essa ação voluntária para as crianças e suas famílias”, pontuou Fernando, ao entender que essa campanha idealizada pela Prefeitura de Limoeiro em prol do GAC dará mais visibilidade ao trabalho filantrópico desenvolvido pelo Grupo, curando o câncer, salvando vidas e integrando pessoas.