Dando prosseguimento e fortalecendo a parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Colégio Brasileiro de Medicina em Saúde (CBMS) para a realização do Mutirão de Prevenção de Câncer de Pele, aconteceu, na última sexta-feira (23), na Policlínica Inacinha Duarte, a segunda fase dessa ação. Na primeira, vivenciada no dia 28 de janeiro, sete médicos oncologistas atenderam 50 pacientes selecionados durante triagem prévia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desse total, 30 apresentaram diagnóstico para câncer de pele.
De acordo com a coordenadora da Policlínica, Ana Maria, nessa segunda fase, os 12 pacientes que apresentaram sinais mais graves foram encaminhados para os procedimentos cirúrgicos, que também são realizados pelos profissionais do CBMS, após exames pré-operatórios. “Fizemos cirurgias em doze pacientes que são mais graves. Em outro momento, teremos os demais pacientes para a mesma cirurgia”, explicou a coordenadora, que também enfatizou a importância da UBS no dia a dia da população. “A porta de entrada do Sistema Único de Saúde é a Unidade Básica de Saúde”, reforçou.
Segundo Ana Maria, os 12 procedimentos cirúrgicos selecionados para essa segunda fase da ação dermatológica aconteceram na própria Policlínica Inacinha Duarte, tendo em vista uma ampla estrutura montada através da parceria entre a Prefeitura e o CBMS. A ação contou com 12 médicos especialistas, sob a coordenação do médico Tiago Gondim. Sobre novos pacientes, a coordenadora orientou que eles devem procurar a UBS que cobre a área onde o interessado reside para o atendimento inicial que é feito pelo médico do Programa de Saúde da Família (PSF).
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, a parceria entre o município e o CBMS existe há alguns anos, assegurando a importância e a resolutividade através de parcerias. “Essa é uma parceria de longas datas. Na verdade, é a quarta vez que a equipe do CBMS, que é especialista em câncer de pele, está em Limoeiro. Foram sete médicos que vieram para realizar essa triagem dos limoeirenses que têm lesão suspeita para câncer de pele”, detalhou a secretária durante a fase inicial dos atendimentos. O primeiro mutirão ocorreu em 2013. Também houve em 2015 e 2022.