Foto: Caio Barbosa/Prefeitura de Limoeiro

Mais uma parceria de sucesso. Mais uma ação que estimula as habilidades. As duas frases representam bem o Curso de Artes Plásticas da Academia Limoeirense de Letras e Artes (ALLA) desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, contemplando os alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Municipal Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino. A solenidade de diplomação ocorreu na manhã do dia 16 de dezembro, na própria unidade de ensino, localizada na Avenida Jerônimo Heráclio, no Centro.

Ministrado gratuitamente pelo professor e artista plástico Fábio Siafra, a Oficina de Arte teve a missão da descoberta de novos talentos no para o segmento. Quatro alunos concluíram as etapas e foram diplomados. De acordo com Siafra, aconteceram quatro encontros de 2h30 cada, culminando com a conclusão de lindas obras que estão em exposição na escola. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização da arte e da cultura no ambiente escolar, proporcionando, através de parcerias, novas oportunidades de aprendizado e expressão artística para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

“Procurei trabalhar com poucas tintas. O que a gente fez partiu das três cores primárias: amarelo, vermelho, azul, usando mais o branco e o preto. Simplesmente, essas cinco cores para obter um resultado simples e bonito”, detalhou o professor, que sempre externa o desejo de partilhar conhecimento, ou seja, deixar um legado. “A proposta é exatamente essa. Plantar essas sementes nas cabeças de jovens artistas, de pessoas que não têm tantos recursos, de poder também usufruir um pouco da tecnologia, da mistura de cores, elaborar, entender um pouco de luz, sombra, proporção, simetria, isso é muito gostoso trabalhar com eles”, completou Fábio.

Foto: Caio Barbosa/Prefeitura de Limoeiro

As belíssimas obras foram produzidas pelos estudantes Ana Caroliny de Oliveira Silva (12 anos), Isabelly Vitória Barbosa da Silva (13 anos), João Henrique Faustino da Silva (12 anos) e Otávio Guilherme da Silva (12 anos). Toda a comunidade escolar se encantou com as pinturas. Otávio começou com a arte do desenho. Não gostou muito, mas sempre otimista partiu para o Curso de Pintura e ficou feliz com o resultado. Já João não escondeu a felicidade em estar entre os diplomados. “Muita felicidade, porque para pintar esse quadro tivemos que aprender muito. Estou muito feliz com esse curso”, disse.

A aluna Isabelly Vitória revelou que ser artista é um sonho. “Eu sempre tive aquela dúvida: será mesmo que eu desenho bem? Será mesmo que vou ser uma grande artista? E até hoje tenho essa dúvida, mas, graças ao professor, estou tentando fazer com que esse sonho se torne realidade”, comentou a estudante. Ana Caroliny disse que aproveitou bem a oportunidade. “Foi bem importante, porque tem gente que têm várias chances e não aproveitam”, pontou. Carol também afirmou que ocupará mais o espaço do dia a dia dela com novos desenhos e novas pinturas, o que será inspiração e motivação para os demais colegas de turma.

Foto: Caio Barbosa/Prefeitura de Limoeiro

Para os professores regulares da Escola Desembargador, o momento foi especial e mostrou que as escolas são espaços de novas descobertas. “A escola é o caminho para vida em todos os sentidos. A gente acredita que a arte está dentro de cada parte, basta ser libertada. E esse foi um momento de libertar essa arte neles. Eles foram escolhios de livre e espontânea vontade, e o desejo de aprender a arte”, avaliou o professor Mazile Férrer. Emoção também não faltou no lado família. “Ela sempre teve o, sempre gostou de desenhar muito. Eu procurava saber se tinha uma escola de arte, essas coisas, para incentivar, porque é o sonho dela”, ressaltou a mãe de Isabelly, a orgulhosa Dona Alice.

De acordo com a presidente da ALLA, professora Lindalva Rufino, o Curso de Arte faz parte de um projeto da Academia, intitulado “Pintando a Vida na Tela”, o qual buscar oferecer oportunidades, assim como ocorreu na parceria com a Escola Municipal Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino. “A Academia é um patrimônio imaterial e cultural de Limoeiro. Estamos plantando sementes em todas as áreas. Limoeiro é rico em artistas. Eles (os alunos) participaram de um curso profissional”, destacou Lindalva. A presidente também adiantou que há uma escola da Rede Estadual sendo contemplada, com previsão de término para 2025.