Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Com o objetivo de integrar as Redes de Ensino e capacitar os profissionais que atuam na Educação, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com o Instituto de Apoio de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), promoveu, na manhã do dia 6 de dezembro, na Ginásio Esportivo do Colégio Regina Coeli, a Jornada Educacional 2024. Além de professores das três Redes (Estadual, Municipal e Privada), o evento também contou com a participação de representantes técnicos dos 16 municípios que formam a Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe (GRE-VC).

Recepcionados pelo Coral Música na Terra Amada, pela Sociedade Musical 25 de Setembro e pela cantora limoeirense Márcia Adriana, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra do educador Gabriel Chalita. Professor universitário, escritor, filósofo, ex-secretário de educação da Cidade e do Estado de São Paulo e ex-deputado federal, Chalita abordou a necessidade de os professores se reiventarem diante das transformações que o setor educacional vem passando nas últimas décadas, ainda mais com os avanços tecnólogicos que estão presentes desde as séries iniciais.

Além de repassar o amplo conhecimento alcançado em anos de pesquisas em mestrados e doutorados, o palestrante adquiriu experiência de vida durante a passagem dele pelo interior pernambucano. “Saio alimentado de Limoeiro em ver a energia dos educadores. A emoção desses professores, mulheres e homens que gastam suas vidas exercendo a profissão da generosidade. Uma professora, um professor na sala de aula todos os dias deixa um pouco do que ele sabe e muito do que ele é para que seus alunos possam ter uma história mais bonita”, comentou Chalita. “Sem simplicidade ninguém sente Deus”, completou o autor de 93 livros.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Diante de um ginásio lotado de educadores, o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, reforçou o compromisso da gestão municipal no tocante à capacitação dos professores. Dessa vez, com uma iniciativa inédita, contemplando profissionais de outras Redes de Ensino. “Temos uma programação de planejamento de formação. E a ideia foi justamente essa, fechar o ano com um momento que pudesse marcar tudo o que foi trabalhado durante o ano de 2024, e recarregar as energias para o ano de 2025. E ninguém melhor do que Gabriel Chalita para falar de Educação”, detalhou o secretário.

Segundo Melo, a demanda educacional vai além do processo de ensino-aprendizagem vivenciado dentro da sala de aula. E a Jornada Educacional cumpriu o papel de ferramenta incentivadora em dias desafiadores. “Chalita veio filosofar, falar de vida, falar de gente, falar de ações que a gente possa, no dia a dia do nosso trabalho, seja na sala de aula, seja na secretaria, seja em outros espaços, contribuir para uma sociedade melhor. Acreditamos que estamos encerrando o ano com chave de ouro no que diz respeito à formação educacional de Limoeiro”, celebrou Fernando, reconhecendo também a importante colaboração de toda a equipe.

Emocionado, o prefeito de Limoeiro citou os índices alcançados pela Educação Municipal de Limoeiro na atual gestão e atribuiu os avanços ao trabalho coletivo e ao espírito educador de cada profissional que forma cidadãos. Para ele, a palestra de Gabriel Chalita fez o público voltar à infância, refletir sobre os dias atuais e se renovar para o próximo ano letivo. “Aqui tivemos um verdadeiro congraçamento, tocando no coração de cada professor e cada professora. Fiquei muito emocionado em vários momentos, lembrando das minhas professoras, da minha mãe e da educação familiar”, disse Orlando.

Sobre o palestrante, o gestor enalteceu o currículo dele. Contudo, apesar das experiências em cargos políticos, fez referência especial à função de professor. “Ele (Gabriel) tem a honra de dizer que é professor. Professor da PUC São Paulo não é qualquer um. Gabriel Chalita vai ficar na história da Educação de Limoeiro. A gente estar construindo o presente, pensando no futuro das nossas crianças. Isso não tem preço. Todos os professores saem daqui com muito crescimento. Muitos desses sentiram na pele a importância deles em fazer com crianças e jovens sejam adultos muito melhores”, finalizou Jorge.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro