Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Reafirmando Limoeiro entre os polos educacionais de Pernambuco, o município do Agreste Setentrional de Pernambuco recebeu, nos dias 06 e 07 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), o XXIII Encontro Estadual da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O momento reuniu mais de 150 profissionais do setor, entre professores, gestores e dirigentes educacionais do setor público (municipal e estadual), além de representantes dos Fóruns de EJA de todas as regiões do Estado.

Nesta edição, o evento debateu a temática “EJA: Educação Democrática por uma Política Pública Nacional”. Durante os dois dias, as pautas reforçaram o debate sobre políticas públicas direcionadas à Educação de Jovens e Adultos no cenário estadual. De acordo com a organização do evento, o segundo e último dia foi dedicado à abordagem dos eixos temáticos. Os encaminhamentos serão levados para o encontro nacional, que acontecerá no início do mês de agosto, em Belém do Pará.

“A EJA em Limoeiro tem evoluído bastante. A Rede Estadual, por exemplo, abriu novas turmas aqui em Limoeiro e em toda a Regional. Nós fizemos um trabalho de parceria com os gestores e muitas turmas foram abertas. Aqui em Limoeiro, a gente precisa de mais. Temos uma quantidade grande de jovens, adultos e idosos que não tiveram esse direito garantido no período certo”, destacou a gestora da Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, Ana Xavier.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A gestora também ressaltou a importância do EJA Campo para garantir a formação daqueles que vivem na zona rural e que não concluíram os estudos na idade correta. Atualmente, são 54 salas instaladas nos municípios que integram a área da GRE Vale do Capibaribe. “Para esses alunos, é dada uma atenção especial. Eles não precisam vir para a sede.dl município. Eles podem ter aulas no chão de seus territórios. As salas podem acontecer até numa casa ou numa igreja”, comentou Ana.

Prefeito anfitrião do XXIII Encontro Estadual da EJA, Orlando Jorge utilizou o momento para reafirmar o compromisso do município de Limoeiro com a Educação. Na fala de abertura, o gestor municipal fez menção especial à possibilidade de ofertar estudo aos adultos e idosos. “É uma importante iniciativa para recuperar a educação como política pública no território nacional. Em Pernambuco, estivemos como a ‘capital da EJA’. Para nós, foi uma honra receber todas as regiões do Estado”, assegurou Orlando.

O prefeito limoeirense também enalteceu a importância de sediar um encontro estadual como ferramenta de fortalecimento cultural e econômico. Ele detalhou que a rede hoteleira esteve aquecida durante os dias do evento, assim como os bares e restaurantes. Além disso, os participantes/visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das festividades juninas da Princesa do Capibaribe, tendo em vista terem visitado o “Palhoção do Véi”, na Rua da Alegria.

Veronice Barbosa, professora há 45 anos, representou Petrolina no encontro. Com 12 anos de atuação na EJA, ela disse ter ficado encantada com a receptividade em Limoeiro. “É uma cidade hospitaleira e que cuida bem dos visitantes. Achei tudo nota dez”, afirmou. “O encontro dá para a gente contextualizar as coisas que estão acontecendo. E a participação das outras pessoas é de grande valor”, completou a representante sertaneja, ao reforçar a importância da interação entre os profissionais.

Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, a discussão sobre educação tem fortalecido as políticas públicas – o que tem refletido na ampliação e melhoria da oferta de ensino em todos os níveis, não sendo diferente com a EJA. “Discutir Educação de Jovens e Adultos é de fundamental importância, porque nós estamos com um encontro nacional para acontecer. E esse encontro nacional se realiza a partir dos encontros estaduais”, enfatizou o secretário.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Melo também citou pontos importantes que foram frutos desse momento realizado em Limoeiro. “A partir desse encontro, tivemos as definições dos delegados que irão participar, em Belém do Pará, desse encontro nacional. De lá, sairá um documento para o Governo Federal sobre a implantação de políticas públicas que serão articuladas do Ministério da Educação para os estados, e daí será irradiado para os municípios. Cumprimos e atendemos bem essa missão que recebemos do Fórum Estadual”, finalizou Fernando.

Os municípios pernambucanos representados no evento, juntamente com Limoeiro (registrada na foto abaixo), foram Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria, Barra de Guabiraba, Bezerros, Orocó, Cabrobó, Afrânio, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Araripina, Ouricuri, Itapissuma, Abreu e Lima, Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, Vicência, Caruaru, Belo Jardim, Gameleira, Amaraji, Palmares, Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Os Fóruns Regionais de EJA participantes foram os das regiões do Agreste Meridional, Sertão do Araripe, Metropolitano, Sertão do Moxotó, Mata Sul, Sertão do Médio São Francisco, Mata Norte, Agreste e Centro Norte.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro