Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Considerado um dos principais polos de saúde do interior pernambucano, o município de Limoeiro foi escolhido para sediar o 1º Seminário Regional de Vigilância Sanitária da 2ª Gerência Regional de Saúde (II Geres), tendo como público-alvo técnicos do setor que atuam nos 20 municípios que integram a área de cobertura da Regional de Saúde, que está sediada em Limoeiro. Promovido na segunda-feira (11/11) e na terça-feira (12/11), no Espaço Vera Galdêncio, o evento teve como temática: “Fortalecimento da Vigilância Sanitária para gerenciamento de suas ações”.

A iniciativa teve como objetivo debater e potencializar as práticas das equipes de Vigilância Sanitária da região, departamento público indispensável para fiscalização e garantia da qualidade dos alimentos e dos medicamentos que chegam ao consumidor final. “Sabemos que a Vigilância Sanitária é uma área extremamente importante e estratégica da saúde, que está diretamente relacionada ao controle e às ações que vão proporcionar produtos e serviços de qualidade e seguros ofertados à população”, destacou a secretária de saúde anfitriã, Paloma Sonally.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Para a responsável pela pasta de saúde de Limoeiro, a troca de experiências entre os profissionais foi fundamental para o fortalecimento da atividade, o que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Sonally detalhou que, além dos servidores das Vigilâncias Sanitárias Municipais, o Seminário também contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). “Saimos com um novo aprendizado para colocar em prática no dia a dia”, pontuou Paloma.

Atualmente, a Vigilância Sanitária atua em parceria com outros órgãos de fiscalização e controle, a exemplo do Ministério Público. Contudo, a secretária de Saúde de Limoeiro ressaltou durante o evento que o preconceito que ainda existe com o departamento precisa ser entendido como necessário para a segurança da saúde de todos: “A fiscalização é uma rotina normal, onde existem os protocolos. A Vigilância não age apenas para punir os estabelecimentos, ela fiscaliza, ela educa. As vezes é apenas um ajuste para não colocar em risco a saúde da população”.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

A primeira edição do Seminário permitiu o fortalecimento da integração dos municípios. A importância do coletivo foi um ponto abordado com frequência pelos participantes, tendo em vista as experiências exitosas de cada município serem absolvidas como referência para os demais. “Alegria imensa que é a gente ser instrumento de ponte entre o Governo do Estado e os municípios. E nessa ponte a gente aprender tanto sobre integração e aproximação que os municípios vão alcançando em espaços integrados como esse”, avaliou Isabel Leal, gerente da II Geres.

Ela ainda enalteceu a parceria entre Geres e Secretaria de Saúde de Limoeiro para a realização dessa ação, que contemplou os municípios da área da Regional. “Estivemos fortalecendo os diálogos e as interlocuções necessárias em busca de um único objetivo, que é qualificar a assistência e a atuação de cada equipe de Vigilância Sanitária nos vinte municípios que integram a segunda Geres”, enfatizou a gerente, que também mencionou a participação de técnicos da Central da Apesiva no papel de facilitadores das oficinas. “Eles trouxeram conhecimento de uma forma mais facilitadora do que a leitura de documento propriamente dita”, finalizou Isabel.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro