Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Fundado há mais de 50 anos no município de Limoeiro, o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) foi contemplado com duas câmaras de resfriamento de alimentos e com móveis planejados, através de financiamento do Fundo de Fomento a Microprojetos de Assistência Social da República Federal da Alemanha para o Nordeste do Brasil. Os projetos elaboradores pelos técnicos do IPLC foram selecionados e validados, resultando na parceria com a entidade alemã. A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu na manhã desta quinta-feira (14/11), na própria sede do Instituto, no Bairro José Fernandes Salsa.

Desde o funcionamento das câmaras, o IPLC passou a aproveitar e higienizar os alimentos de forma mais eficiente, evitando desperdícios, proporcionando mais sustentabilidade no ambiente, reduzindo o consumo de energia em até 30% e melhorando em até 90% a dinâmica de trabalho dos colaboradores. Antes, os alimentos resfriados eram guardados em freezeres, o que, em alguns casos, limitava o recebimento de doações por causa da falta de espaço. Já com os móveis planejados está sendo possível o armazenamento correto dos utensílios de cozinha.

Foto:Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

“Estou muito feliz em inaugurar essas novas câmaras frigoríficas que financiamos através dos microprojetos voltados para o Nordeste do Brasil. O Governo Federal da Alemanha tem vários projetos desse tipo para ajudar as camadas mais vulneráveis da sociedade. E nós escolhemos esse projeto para preservar os alimentos dessa instituição (IPLC). Temos um fundo que compartilhamos vários projetos sociais. Escolhemos quatro e um desses foi o de Limoeiro, que se encaixou bem”, explicou o Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha para o Nordeste do Brasil, Johannes Bloos.

De acordo com o diretor do IPLC, Padre Adelmo Cagliari, o sonho de a entidade dispor desses equipamentos era uma necessidade em decorrência das atividades. “Dia de alegria e gratidão. As câmaras frias são de utilidade muito grande. Elas nos permitem uma qualificação muito maior na questão da nossa alimentação, um melhor acondicionamento de tudo aquilo que recebemos como doação e daquilo que a entidade adquire de forma correta e higiência. E nos permitem acondicionar mais alimentos, com isso podemos oferecer mais alimentação em nossas atividades”, disse o religioso.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

O diretor revelou que o IPLC trabalha diariamente com aproximadamente 1.200 pessoas de forma direta. Número que aumenta quando são consideradas as famílias das crianças e dos adolescentes, podendo chegar a 2 mil. Portanto, as conquistas vêm para somar com tudo o que é ofertado aos beneficiários. Adelmo também ressaltou que o acondicionamento dos alimentos atenderá às normas da Vigilância Sanitária. “Vamos ter a possibilidade de acondicionar mais”, reforçou o padre.

Entidade com várias parcerias firmadas com o Instituto Padre Luís Cecchin, a Prefeitura de Limoeiro também participou da visita dos representantes da Alemanha e da entrega dos equipamentos. O prefeito Orlando Jorge voltou a enfatizar a importância das parcerias, enaltecendo ainda a competência do IPLC em acompanhar os editais, elaborar os projetos e conquistar os recursos e bens. “Alegria e honra sempre em vir ao Instituto e parabenizar a todos por esse feito importante”, pontuou o gestor municipal.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro