Foto: Caio Barbosa/Prefeitura de Limoeiro

Tendo a proteção, o acolhimento e o empoderamento das mulheres com uma das pautas prioritárias de governo, a Prefeitura de Limoeiro recebeu, na manhã dessa segunda-feira (23), um kit da Patrulha Maria da Penha, que inclui uma viatura, nove coletes à prova de bala e dois notebooks. Eles serão utilizados para a prevenção e o fortalecimento da assistência a mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência. Os equipamentos foram adquiridos através de uma emenda parlamentar do senador Fernando Dueire e da deputada estadual Gleide Ângelo e vão garantir que o Poder Público Municipal possa viabilizar de forma mais eficiente o amparo e a proteção das mulheres limoeirenses.

O veículo e os equipamentos estarão a serviço da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Diretoria Executiva da Mulher. “Entregamos para Guarda Municipal e para Diretoria da Mulher uma viatura para Patrulha Maria da Penha, exclusiva para cuidar da mulherada de Limoeiro. As mulheres vão se sentir, agora, muito mais protegidas. É muito importante quando as mulheres têm a sensação de segurança, quando as mulheres sabem que não estão sozinhas. Isso faz com que as mulheres tenham coragem de denunciar”, ressaltou Gleide Ângelo durante o ato de entrega do kit, que ocorreu na sede da Diretoria.

Entendendo a importância das parcerias para a conquista de melhorias e a ampliação da oferta de serviços para à sociedade, a Prefeitura de Limoeiro mantém a linha agregadora em todas as áreas da administração. E o kit da Patrulha Maria da Penha é mais uma prova disso. “Essa é uma ação importante numa grande parceria entre a deputada estadual Gleide Ângelo, o senador Fernando Dueire e a Prefeitura de Limoeiro, para que a gente possa verdadeiramente chegar próximo às mulheres, amparar, acolher, fazer o trabalho preventivo. Agora, sim, a gente vai estar com muito mais competência na defesa e na proteção das mulheres”, assegurou o prefeito Orlando Jorge.

Foto: Caio Barbosa/Prefeitura de Limoeiro

Além dos elementos que compõem o kit, a iniciativa também contará com profissionais treinados. “Teremos profissionais treinados para dar suporte àquelas mulheres que estão em medidas protetivas, que foram vítimas de agressão, que vivem em ameaça e que procuraram o sistema de segurança a nível de Estado para ter esse apoio. Elas vão ter a certeza de que não estão só nesse processo. Serão emitidos relatórios mensais de acompanhamento dessas mulheres que estão em medida protetiva com visitas ou outros tipos de acompanhamento que estão sendo feitos pela Diretoria da Mulher”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo. “É um equipamento que vem para somar”, completou.

De acordo com a diretora executiva da Mulher, Denise Ramos, o Kit reforça a garantia dos direitos. “A gente consegue, hoje, fazer todo o acompanhamento da mulher, todas as orientações devidas, mas esse kit chega para fortalecer ainda mais o acompanhamento nas casas dessas mulheres. Elas vão se sentir mais seguras para denunciar e a gente vai conseguir, de fato, que a Justiça seja feita. Temos o mecanismo da medida protetiva, mas muitos agressores descumprem. Então, a Guarda vai fazer esse acompanhamento junto com a Diretoria Executiva da Mulher para que as mulheres se sintam cada vez mais seguras e encorajadas para denunciar”, disse Denise.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro