O combate à propagação das arboviroses transmitidas pelo mosquito da espécie Aedes aegypti está mobilizando o Brasil nos últimos tempos. Em Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, não é diferente. O município está atento à pauta e realizou, na manhã desta segunda-feira (4), a primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização para o Enfrentamento das Arboviroses. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Dr. Severino Pinheiro, e reuniu diversos setores do poder público, secretarias municipais, presidentes de Associações de Moradores, igrejas, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e imprensa.
A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, destaca que esse momento serve para conscientizar a população sobre o combate ao Aedes Aegypti. “Foi muito importante esse pontapé inicial para o resgate desse comitê de combate às arboviroses, aqui no nosso município. Nosso objetivo é tentar conscientizar a população e planejar estratégias para diminuir os focos do mosquito da dengue nos domicílios”, pontuou.
Segundo estudos, o maior foco das arboviroses nas localidades é dentro dos domicílios, como explica Paloma. “O poder público sozinho não consegue fazer tudo que é necessário. Precisamos da ajuda da população, ou seja, que ela esteja consciente e mobilize mais pessoas, para que, unidos, nós possamos eliminar esses focos”, ressaltou.
A gestora da pasta explica alguns critérios para a solicitação do “carro fumacê”, dúvida recorrente da população. “Existem alguns critérios para o ‘carro fumacê’ passar no município. Primeiramente, ele pertence ao Governo do Estado. Então, para poder vir a Limoeiro, a cidade precisa ter um alto índice de casos de dengue, o que significaria que todas as medidas de proteção falharam. Porém, o impacto ambiental é muito grande, e não significa que ele seja a solução definitiva para o combate as arboviroses”, afirmou a secretária.
Paloma Sonally alerta que a varredura é o melhor remédio para combater as arboviroses. “Por isso, estamos convocando toda a população de Limoeiro para tirar dez minutos da sua semana para fazer uma varredura no interior dos domicílios e, consequentemente, eliminar os focos da dengue, pois estamos na região Nordeste do país com um clima quente que favorece o aumento dos casos”, frisou.