O Instituto padre Luís Cecchin (IPLC), em Limoeiro, foi o palco da 4ª edição da Oficina Intersetorial do Programa Saúde na Escola, que reuniu profissionais da Educação e da Saúde para dialogar e construir estratégias e ferramentas para a promoção da saúde nas escolas. Na tarde desta segunda-feira (15), a equipe multidisciplinar se reuniu para a formação da temática “Dialogando sobre as Ferramentas Estratégicas para Participantes da Educação e da Saúde”. O evento contou ainda com a presença de gestores, articuladores, professores, psicólogos e demais profissionais das duas áreas. Os objetivos principais foram a troca de experiências e a busca por soluções que possam aprimorar o trabalho integrado entre educação e saúde.
Segundo a diretora executiva de Atenção à Saúde, Emmanuela Kethully, o encontro desses profissionais vem somar esforços para desenvolver essa oficina anual, cujo objetivo é trabalhar o planejamento integrado entre o setor saúde e o setor educação. “É o quarto ano que nós desenvolvemos essa oficina anual, cujo objetivo é trabalhar o planejamento integrado entre o setor saúde e o setor educação”, pontuou Emmanuela. “Nós compreendemos que não tem como lançar temáticas prontas, para que as escolas das unidades básicas trabalhem durante o ano. O ministério da saúde, por exemplo, propõe 14 temáticas e aí, durante o ano, ele incentiva que os municípios estejam trabalhando dentro dessas temáticas, através de atividades educativas”, pontuou.
A coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Municipal de Ensino, professora Severina Marta, que tem mais de 20 anos de magistério, avaliou o encontro como sendo de suma importância para o planejamento e a união entre as Secretarias. “O Programa de Saúde na Escola (PSE) é um programa onde as duas equipes devem estar juntas, pois individualmente não funciona”, concluiu Severina Marta. Na opinião do psicólogo Ari Lopes, temas muito relevantes como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), gravidez na adolescência, conhecimento sobre abuso sexual, entre outros, ‘devem ser abordados e discutidos com os alunos para que as informações os tornem preparados para as adversidades que possam encontrar; essa integração joga luz a essa temática”.
Durante as discussões, a temática trabalhada e o objetivo principal desse encontro convergem para a saúde na escola. As duas áreas se integram para que experiências exitosas sejam compartilhadas. Programas de promoção da alimentação saudável, orientações para a dignidade menstrual, educação sexual, cuidados com a saúde, atividades físicas, orientação sobre saúde bucal, mental e prevenção de doenças foram temáticas descortinadas. A partir dessa lógica, diagnósticos situacionais foram apresentados nesta integração, com o objetivo de identificar perfis de alunos que necessitem de atenção especial e apoiar, via cadastro no Ministério da Saúde.
Essas ferramentas são fundamentais para garantir um ambiente escolar saudável e acolhedor, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa integração é essencial para que se possa abordar de forma eficaz questões relacionadas ao bem-estar físico, mental e emocional dos alunos. A quarta edição da Oficina Intersetorial do Processo Saúde na Escola acontece para discutir estratégias e ferramentas que possam contribuir para a promoção da saúde nas escolas. Reforça, ainda, a união e colaboração multidisciplinar, buscando sempre novas formas de promover a saúde e o bem-estar dos estudantes. A troca de conhecimento e a adoção de estratégias inovadoras são essenciais para o sucesso desse trabalho conjunto e para a construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada.