Ciente do seu compromisso no apoio e incentivo à Cultura, setor que gera emprego e renda a milhões de brasileiros, o Centro de Criação Galpão das Artes está desenvolvendo o projeto “Meu Limão, Meu Limoeiro”, em parceria com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco. A ação visa formar novos profissionais para o setor cultural e capacitar os trabalhadores que já atuam no segmento.
Os eixos temáticos abordados no curso “O Vaivém do Lúdico” nas formações são: Marketing Digital (tema do último sábado, dia 4 de maio); História da Cultura Popular Pernambucana; Educação Patrimonial; Confecção de Brinquedos. “O projeto ‘Meu Limão, Meu Limoeiro’ cumpre sua missão de salvaguardar o nosso patrimônio cultural, sobretudo, quando coloca em destaque o nosso tradicional Mané Gostoso, símbolo maior do Galpão das Artes e grande símbolo da nossa cidade. Com essa programação, podemos conhecer mais profundamente a importância do artesanato e dos brinquedos populares do ponto de vista econômico, simbólico e social”, destacou o presidente do Centro de Criação Galpão das Artes, Fábio André.
Na avaliação do arte-educador e produtor cultural, o incentivo ao artesanato se faz necessário em virtude do seu potencial econômico. De acordo com o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), o artesanato movimentou mais de R$ 50 bilhões na economia brasileira no ano de 2022. “De maneira inovadora e inédita, nosso projeto consegue erguer a história do artesanato limoeirense, junto com uma equipe técnica arrojada e com o sentimento saudosista do nosso povo. Portanto, quando promovemos o patrimônio cultural com responsabilidade social e respeito às tradições, colaboramos com a sustentabilidade da cultura por si só”, concluiu Fábio André, que exerce a função de coordenador geral e pedagógico do projeto.
A coordenação do ciclo de oficinas “O Vaivém do Lúdico” também é composta por Pablo Dantas (produtor executivo, assessor de imprensa e formador), Java Araújo (designer e ilustrador), Ronaldo Lourenço (intérprete de Libras), Letícia Azevedo (formadora), Givanildo Ferreira (formador), Jorge Raimundo (formador) e Deyvisson Alves (assistente de produção).