Quem disse que existe idade para praticar atividade física e ser feliz? Não há limite para isso. A prova maior está no Festival da Terceira Idade de Limoeiro (FESTILIM), que, na manhã desta quarta-feira (27/11), fez parte da programação da 54ª edição dos Jogos Escolares de Limoeiro (JEL). Promovido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Educação e Esportes e de Saúde, o evento contou com a participação de centenas de idosos do município e garantiu momentos de integração social, diversão e cuidados com o corpo e a mente.
Na atual gestão, o FESTILIM tem cumprido o papel de fazer o fechamento dos Jogos Escolares, maior evento estudantil do município. Com isso, muitos idosos retornam ao passado, desbloqueiam memórias e matam a saudade dos tempos de estudantes e atletas. O pontapé do Festival ocorreu com a Caminhada da Alegria, que saiu da Praça da Bandeira em direção à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Em seguida, sob a orientação dos profissionais de Educação Física, os idosos participaram de jogos recreativos. Por fim, foi servido um delicioso lanche para recompor as energias.
“Temos essa inclusão para fazer com que os idosos participem de jogos (recreativos), para que eles se sintam pertencentes a esse momento”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo. Ela enfatizou durante o FESTILIM que aproximadamente 640 idosos estão cadastrados no Programa Idoso em Movimento (PIM), que oferta de forma descentralizada atividades físicas adaptadas duas vezes por semana. Atualmente, são 16 grupos mantidos pela gestão municipal, também chamados de núcleos, sendo seis na zona rural e 10 na cidade.
Além disso, os limoeirenses da “boa idade” são incluídos nas atividades sociais e civis e datas comemorativas durante todo o ano. “Eles participam das vivências, dia dos pais, dia das mães, São João, Carnaval, mês do idoso, agora o FESTILIM, e ainda vamos ter a celebração natalina”, explicou a secretária. Para fazer parte da terceira idade, conforme o Código Nacional do Idoso, é a partir dos 60 anos de idade. Contudo, em Limoeiro, a participação no PIM abre possibilidade para adultos mais experientes, ou seja, com menos idade.
Durante a celebração do Festival da Terceira Idade de Limoeiro, Flávia Melo reforçou o compromisso da gestão em garantir o amplo funcionamento de todos os serviços ofertados na esfera pública municipal. “O compromisso de reforçar os serviços e de fazê-los cada vez mais fortes e participativos. Garantir a ampliação e a melhoria da qualidade desses serviços”, reforçou a secretária. “É um público que tem o nosso olhar diferenciado e que envolve mais do que a nossa secretaria, envolve várias secretarias”, completou.