Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A responsabilidade e a transparência aplicadas na rotina do Fundo Previdenciário do Município de Limoeiro (LimoeiroPrev) renderam destaque no Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM). Participando na Categoria Médio Porte, o LimoeiroPrev conquistou a quinta melhor colocação em Pernambuco, sendo o 25° lugar no Brasil. A entrega simbólica do prêmio da ANEPREM foi realizada na manhã dessa quinta-feira (26/12), no Gabinete da Prefeitura Municipal de Limoeiro.

Participaram do encontro o prefeito Orlando Jorge, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), o secretário municipal de Administração e Tecnologia, Saulo Melo, o presidente do LimoeiroPrev, Lauro Bandeira, o presidente da ANEPREM, Adilson Carlos, e as equipes da Diretoria Executiva, do Comitê de Investimento e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do LimoeiroPrev. De acordo com as normas da premiação, esses resultados expressivos nos âmbitos estadual e nacional comprovam o zelo e a responsabilidade da gestão limoeirense com os recursos públicos e com a garantia dos benefícios atuais e futuros.

“É muito importante a gente ter o reconhecimento. As previdências no país geralmente são alvos de críticas e dificuldades, mas temos exemplos e bons exemplos. Limoeiro é um caso de sucesso na previdência, pois tem se evidenciado um grande desenvolvimento. Aqui temos, por exemplo, todos os conselheiros certificados. Tem uma exigência do Ministério da Previdência da certificação, mas há uma dificuldade grande em outros locais, mas aqui (em Limoeiro), graças a atual gestão, conseguimos superar esse obstáculo e viemos entregar esse prêmio muito importante”, destacou Adilson Carlos.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O Prêmio Boas Práticas tem uma série de itens que a Previdência precisa atender, colocando, na sequência, um ranking. Com isso, quanto maior a pontuação, melhor será o resultado. Em Pernambuco, atualmente, são 149 Regimes de Previdência Próprio (RPP), enquanto no Brasil o número chega a 2.244. “Limoeiro ficou entre os primeiros do país, o que é algo muito importante”, reforçou Adilson. “A gente entende que, de fato, o passado, essas coisas negaticas devem servir de lição, mas o foco tem que ser no futuro, e o futuro aqui está bem guardado, com o compromisso do gestor de fazer os repasses corretamente”, completou.

Gestão foi a palavra-chave usada pelo prefeito Orlando Jorge para representar o prêmio. “As boas práticas de gestão pública e de gestão previdenciário no LimoeiroPrev nos trouxe esse prêmio nacional. Antes de ser uma satisfação, é uma honra. Estamos no caminho certo, fazendo no presente e pensando no futuro. É assim que a gente faz a gestão pública competente. Tudo trabalhado de forma transparente e pactuada. Hoje, o LimoeiroPrev está numa situação bem diferente do passado graças a esse trabalho coletivo, graças a essa transparência e, sobretudo, a pontualidade que a gente tem feito para com a Previdência Própria do município”, assegurou o gestor municipal.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Os avanços realizados na atual gestão refletiram na conquista da premiação. “Com a responsabilidade do prefeito, conseguimos colocar o ‘trem na linha’. Hoje, os aposentados, pensionistas e ativos têm uma Previdência sólida, de pés no chão. As pessoas estão querendo se aposentar e tem o direito, mas antes tinham medo de não receber. Esse prêmio veio exatamente de todo esse processo de organização”, comentou Lauro Bandeira, ao ressaltar que desde janeiro de 2021 os benefícios são pagos até o dia 25 de cada mês, e o décimo-terceiro em duas partes: a primeira, em junho, e a segunda, em novembro.

Servidora municipal há 27 anos, a Agente Comunitária de Saúde (ACS), Simone Silva, preside o Conselho Deliberativo do LimoeiroPrev. Para ela, o prêmio é o reconhecimento de que o trabalho está sendo realizado corretamente. “Esse prêmio é grandioso. Significa que a nossa gestão tem gerido com responsabilidade e usando das boas práticas”, ressaltou Simone. A conselheira também lembrou a importância das decisões coletivas dentro do LimoeiroPrev. “O presidente tem o cuidado de sempre quando vai tomar as decisões, nunca tomar sozinho, mas tomar em conjunto com os dois conselhos”, reforçou a ACS.