A cobiçada taça de campeão da Copa Terra Amada de Futebol ficou na zona rural em 2024. Numa final eletrizante do início ao apito final, emoção que se estendeu às cobranças de pênaltis, o Criciúma, da Comunidade de Cabeça de Vaca, conquistou o título ao vencer o Limoeiro Futebol Clube (LFC), sediado no Bairro da Pirauíra, por 05 x 04, após empate em 00 x 00 no tempo normal. Nesta segunda edição, a última partida da Copa foi realizada na tarde do dia 27 de outubro, no Campo do Centro Social Urbano (CSU), que recebeu um dos maiores públicos da história e reviveu tempos gloriosos do futebol amador limoeirense, reaproximando o torcedor da praça esportiva.
A Copa Terra Amada de Futebol é promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Este ano, participaram 40 equipes das zonas Urbana e Rural, integrando seis campos de localidades diferentes, com participação exclusiva de atletas locais, reunindo, em média, 600 jogadores. Já fora das quatro linhas, os torcedores provaram mais uma vez que o “futebol de várzea” é apaixonante. Na final, a coordenação do evento inovou com a instalação de arquibancada móvel em uma das laterais do campo para melhor acomodar os torcedores. E o público atendeu ao convite, lotando cada espaço da arquibancada e os arredores do campo.
“Temos que parabenizar as quarenta equipes que iniciaram a competição em maio. É uma alegria ter sido tão bem acolhido e recebido em todos os campos e em todas as comunidades. E realizamos mais uma vez uma final com equipes da Zona Urbana e Zona Rural. A gente ver como a alegria, como o entusiasmo e como a energia dessas pessoas foram importantes para que essa competição ganhasse brilho e motivação. Mais uma vez, a Copa Terra Amada de Futebol foi um grande sucesso, assim como aconteceu em 2023”, comemorou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, que se mostrou otimista para a terceira edição da competição que já começa a ser planejada.
O sucesso da segunda edição da Copa Terra Amada de Futebol somado à lotação do Campo do CSU na final motivou o prefeito Orlando Jorge a adiantar que será realizado um projeto para transformar o espaço num estádio. “Vamos fazer um projeto e buscar recursos para transformar (o campo) num Estádio Municipal”, pontuou o gestor, que também vibrou com o jogo entre Criciúma e Limoeiro. “Sucesso total. Estou muito feliz com o resultado. Foi uma belíssima partida, lance a lance, uma brilhante partida de futebol”. Além de troféu e medalhas, a premiação também contou com valores em dinheiro, fruto de uma parceria com a patrocinadora Jogo de Ouro Bet.