Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com o Escritório Vasconcelos Coutinho Advocacia, promoveu a Magia do Natal da Educação Inclusiva. Reunidos no Espaço Vera Galdêncio Recepções, alunos PcD (Pessoa com Deficiência), familiares, professores e cuidadores vivenciaram uma manhã de muita alegria, emoção e inclusão nesta segunda-feira (16). Num gesto de empatia, o encontro teve o propósito de oportunizar que todos os estudantes da Rede Municipal de Limoeiro pudessem viver a Magia do Natal, com respeito, valorização e, o principal, muito amor.

“Trouxemos nossos alunos para esse momento acolhedor. Oferecemos, através de parcerias, um momento especial para esses alunos que, ao longo da história, foram separados da sociedade. A Educação Inclusiva é Lei, é direito do aluno estar na escola, é direito deles terem educação como qualquer outra criança. Esse momento é especial para eles. Tem muitas atividades sociais que as vezes eles não fazem parte, pela condição deles”, destacou a diretora executiva de Educação, Valquíria Pinto. Ela também lembrou que o município conta com profissionais de suporte para as demandas especiais nos eventos extraclasse.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com a diretora, a inclusão tem sido palavra-chave na gestão, o que reflete no relacionamento com os pais dos alunos PcD. “É um momento muito especial para a gente também, porque a gente ver muitos pais acompanhando esse momento de confraternização de todas as escolas”, contou Valquíria. Além do plano pedagógico trabalhado durante todo o ano letivo, a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro, em muitos momentos em parceria, a exemplo do Natal da Educação Inclusiva, busca sempre a garantia dos direitos. “Nestes direitos iguais, temos que respeitar as diferenças e dar condições”, completou a educadora.

E para o Natal das crianças da Educação Inclusiva ficar ainda mais especial, presentes não faltaram. Nesse momento, entrou a parceria do Escritório Vasconcelos Coutinho Advocacia. “A gente faz a doação dos presentes para as famílias e crianças. Trabalhamos o ano todo já imaginando no final de ano presentar essas pessoas. Principalmente, porque a gente trabalha muito com assistência da Previdência Social, então é uma alegria compartilhar esse momento. É devolver um pouco do que a gente recebe durante o ano”, contou o advogado e sócio-diretor do escritório, Bruno Coutinho.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Segundo Coutinho, a empresa, que atualmente conta com 11 advogados e aproximadamente 50 colaboradores administrativos, entende as limitações das famílias. “Hoje, a gente só trabalha com Previdenciário, que é Assistência e Previdência Social. Então, é por isso que o nosso público-alvo toca nosso coração. A gente vê a dificuldade do dia a dia dessas pessoas. Pessoas que muitas vezes só tem um salário mínimo ou até menos para sobreviver”, reforçou o advogado. Durante o ato solidário, todos os sócios e colaboradores do escritório deram expediente em clima de confraternização, com a criançada e seus familiares.

Emocionada, a professora da Rede Municipal, Lúcia Rodrigues, foi escolhida para apresentar o evento. Para ela, a segunda edição comprova que o trabalho vem sendo feito corretamente, o que desperta a confiança e a credibilidade para as parcerias. “Foi com alegria que mais uma vez realizamos a Magia do Natal da Educação Inclusiva nessa parceria firmada com o Escritório do doutor Bruno Coutinho. E essa parceria a gente quer estender por muito tempo. Ela veio para fortalecer e despertar o desejo de cada vez mais trabalhar e fazer ações que possam promover o bem-estar, a dignidade e a inclusão de fato das nossas crianças com deficiência”, pontuou Lúcia.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Atualmente, a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro conta com
405 crianças e adolescentes na Educação Inclusiva. São alunos com laudos médicos validados. Mas há um quantitativo considerável, segundo Lúcia Rodrigues, em processo, o que gera a expectativa de a Rede Municipal de Ensino receber mais de 500 estudantes laudados. “Hoje, a gente não encontra uma instituição de ensino da nossa Rede que não tenha um aluno com deficiência. Há muito tempo a gente vem percebendo essa procura das famílias. Isso é muito bom. As famílias procuram seus direitos e têm mais essa consciência”, comemorou a educadora.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro