Com o olhar também voltado ao cuidado animal, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, na noite da última quinta-feira (20), a Clínica Veterinária Municipal do Centro de Controle de Zoonoses. A unidade está instalada na Rua Anália de Andrade Lima, número 33, no Bairro do Juá, oferecendo um espaço de referência na saúde animal, com equipamentos modernos e quadro profissional com ampla experiência. Com essa inauguração, o município volta a ter um local exclusivo para os pets.

“Com as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária, fizemos a readequação e reestruturação do serviço. Temos agora uma clínica dedicada aos animais. Acho importante esse pioneirismo no serviço dedicado aos animais, principalmente os animais de rua, onde precisamos controlar a população. Tenho certeza que a população limoeirense reconhece esse trabalho importante que a Secretaria de Saúde presta à saúde animal, ao controle da zoonose e às vacinações”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Entre as atividades prioritárias da Clínica Veterinária está a castração de cães e gatos. A ação busca promover o controle da natalidade animal, evitando o aumento da população de cães e gatos nas ruas, praças e calçadas em situação de abandono. “O Centro de Zoonoses tem esse papel de estar sempre observando e monitorando as doenças que são advindas dos bichos. A população de cães e gatos é bastante intensa e precisamos desse serviço nos municípios”, reforçou Orlando.

De acordo com a secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, para que a clínica pudesse se tornar realidade dentro do Centro de Controle de Zoonoses, houve um investimento da gestão municipal. “Estamos entregando esse equipamento totalmente requalificado. Houve um importante investimento a nível de equipamentos e de estrutura e, agora, o espaço funcionará com todas as exigências do controle do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, detalhou Sonally.

Como o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não custeia serviços voltados aos animais, a secretária explicou que a instalação da Clínica Veterinária partiu de uma decisão administrativa do prefeito. “Além de se preocupar com a saúde das pessoas, nossa gestão também tem responsabilidade e compromisso com a causa animal. Esse investimento é da Prefeitura de Limoeiro, desde a folha dos profissionais até a estruturação do prédio são recursos do município”, reforçou Paloma.

O Centro de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com os serviços de vacinação, consultas clínicas, atividades educativas e castração animal. “Os serviços atenderão, preferencialmente, aquelas pessoas que recebem algum benefício social, ou seja, pessoas que não têm renda e estão em vulnerabilidade social”, explicou a secretária. Quanto aos animais, para castração, a prioridade é para caninos e felinos sem raça definida e que pesem até 18 quilos.

O assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Gutemberg Félix, elogiou a estrutura do Centro de Zoonoses de Limoeiro. “Vai ser uma prestação de serviço de boa qualidade pelas instalações. Já viemos aqui numa visita técnica, antes da inauguração, e somos parceiros. Estamos aqui justamente para dar essas orientações quanto à estrutura física, às adequações dessa estrutura e à prestação de serviço aos colegas veterinários”, pontuou Felix.

Presidente da ONG Patas Peludas, Doris Ramos definiu a inauguração da Clínica Veterinária como “um sonho realizado”. Para a voluntária da causa animal, o espaço será um importante braço das ações das ONGs voltadas aos animais da região. “A população em geral terá um suporte para castração e consultas. A gente não tem dinheiro para pagar consultas particulares e fazer castração. Isso aqui é um grande sonho realizado”, comemorou Doris, que cuida de animais de rua e os prepara para adoções.