Ninguém tem dúvidas de que a soma de várias forças proporciona melhor qualidade de vida. Com esse objetivo, a Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e de Saúde realizou o encerramento da programação da Campanha Abril Azul – Mês da Conscientização do Autismo.
A Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) abriu as portas na manhã da última segunda-feira (29) para promover mais uma palestra sobre um assunto de extrema importância: o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sob orientação da analista comportamental e gestora do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Luís Raimundo Medeiros Duarte (CER Limoeiro), Ana Reis, o tema “Entendendo e manejando comportamentos interferentes no TEA” foi ministrado para os profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
A palestra trouxe novo olhar, nova roupagem e novas técnicas para tratar deste tema importante, com o objetivo de preparar profissionais de educação e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre essa condição e promover a inclusão de pessoas autistas na sociedade. “Também discutidos temas como os desafios enfrentados por indivíduos com autismo, as estratégias de intervenção e o papel da família e da comunidade no apoio a essas pessoas”, detalhou a palestrante.
A palestra contou com a participação de multiprofissionais da área da saúde e especialistas no assunto, que trouxeram informações importantes e esclarecedoras sobre a pauta. “Falamos sobre ações integrativas que proporcionam o desenvolvimento de terapias que acolham pessoas com TEA e suas famílias”, pontuou.
Atento aos detalhes, o prefeito Orlando Jorge avaliou que a programação do Abril Azul reforça o protagonismo de Limoeiro na área de Saúde. “Limoeiro é um grande polo médico e educacional. A gente tem que estimular e tirar o chapéu”, sublinhou. “Fica evidente a importância de disseminar o conhecimento sobre o autismo e de promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos”, concluiu o gestor municipal.