Entendendo a importância da manutenção das tradições culturais e festivas do município, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, garantiu, por mais um ano, apoio ao 6º Banana Fest, evento realizado no Distrito de Vila Mendes e que celebra a importância da produção da banana para o desenvolvimento econômico e para geração de oportunidades de trabalho na Região. Realizado no último final de semana (16/11, sábado, e 17/11, domingo), o evento também teve o apoio do Comércio Local e do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe).
Acompanhando cada detalhe do evento, o prefeito Orlando Jorge reafirmou o compromisso da gestão municipal com o segmento cultural, destacando a força do Banana Fest que a cada ano cresce e reúne mais pessoas. “Foi uma alegria estar aqui (na Vila Mendes) prestigiando mais um Banana Fest, que já virou tradição e entrou no calendário das festividades de Limoeiro”, destacou Orlando, que na comunidade confirmou a realização da terceira edição do Natal na Terra Amada, na Praça da Bandeira, e revelou que, em breve, a Prefeitura estará inaugurando a Casa da Cultura e o Centro de Artesanato de Limoeiro.
Durante dois dias, diversas atrações passaram pela comunidade, animando um grande público local e visitante. Ainda na programação, destaque também para o Concurso do Maior Comedor de Banana, momento que gera muita diversão. Pelo segundo ano consecutivo, o vencedor foi o popular “Biu Mamão”. “Fiquei sem tomar café à noite. Não passei mal. Quando chegar em casa ainda vou comer um cuscuz”, brincou o bi-campeão, que conquistou o prêmio de R$ 300. Responsável pela coordenação do evento, o vereador Juarez Cunha, popularmente conhecido como “Juarez de Convales”, celebrou o resultado da sexta edição. “O Banana Fest deu certo e entrou no calendário cultural de Limoeiro”, pontuou.
A dupla Felipe & Gabriel esteve na programação. Com um repertório que mistura forró e sertanejo, eles agitaram geral no encerramento do primeiro dia de festividade. “Já cantamos em Limoeiro, no São João da Rua da Alegria, mas aqui, na Vila Mendes, foi pela primeira vez. Uma honra fazer parte desse evento”, disse a dupla que completou 14 anos de carreira artística. O mesmo sentimento foi vivido pela Banda Amigas do Brega. “Somos sempre recebidas com muito carinho. Uma honra participar de mais um evento em Limoeiro. É maravilhoso estar com vocês”, comentou a vocalista Palas Pinho.
Contemplando um público muito fiel às raízes nordestinas, o cirandeiro Mestre Anderson Miguel foi novamente presença marcante no Banana Fest. O representante da Cultura Popular cantou clássicos do segmento e voltou a sentir a energia do publico. “Aqui (em Limoeiro) somos sempre bem recebidos. Poder plantar uma semente aqui e poder colher sempre é uma alegria pra gente”, revelou Miguel. A grande roda da Ciranda foi aberta e reuniu gente de várias idades. “Limoeiro tem feito um investimento muito grande na Cultura”, reconheceu o cirandeiro. Completando a programação, o cantor Baixinho dos 8 Baixos também fez parte da festa.