Foto: Caio Barbosa/Prefeitura de Limoeiro

Representando um ano inteiro de atividades voltadas ao empreendedorismo nas diversas áreas de mercado, a Feira do Empreendedor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) completou 25 anos neste mês de novembro, reunindo, durante três dias, na área externa da instituição, aproximadamente 50 empreendedores. Oportunidade para que eles pudessem expor e comercializar produtos e serviços para o público externo. Fundada há cinco décadas, a FACAL é uma das maiores referências no Curso de Administração do Estado de Pernambuco.

“Durante o ano, no hall da faculdade, sempre atendíamos entre vinte e vinte e dois empreendedores, mas, agora, no mês de novembro, fazendo a grande feira e comemorando vinte e cinco anos da Feira do Empreendedor, conseguimos atender a quase cinquenta empreendedores, com uma estrutura muito bonita a nível de capital, onde eles puderam mostrar seus produtos e serviços, e comercializar”, detalhou a coordenadora do Curso de Administração da FACAL, Andrea Travassos. “É importante destacar que eles não tiveram nenhum custo”, completou.

De acordo com a coordenadora, o evento foi promovido em parceria com a Prefeitura de Limoeiro e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Os empreendedores entraram apenas com a organização dos seus espaços”, comentou Andrea. Os estandes, instalados no estacionamento da faculdade, foram personalizados, dando um toque ainda maior de profissionalismo ao evento. “Além dos estandes (ofertados), todos foram adesivados com o nome e o instagram da empresa”, reforçou a professora.

O sucesso da Feira do Empreendedor FACAL superou as expectativas. Com os espaços esgotados e diante da procura de mais empreendedores tomados pelo desejo de participação, Andrea Travassos revelou que mesas foram adicionadas ao local para garantir que ninguém ficasse de fora. Também durante a Feira, o auditório da FACAL foi palco de palestras sobre o setor. Houve roda de conversa com empreendedores de diversas áreas, oficinas, a exemplo de plano de negócios, e atendimentos feitos pelos universitários sob a supervisão da coordenadora do curso.

Foto: Divulgação/FACAL

Os 25 anos da Feira do Empreendedor FACAL comprovaram a união entre a tradição e a inovação, características essenciais para os desevolvimentos social, humano e econômico. “Muito importante esse espaço que a FACAL nos ofereceu. É uma feira de grande porte para nossa cidade”, comemorou a artesã Vânia, uma das participantes do evento. “Foi uma grande oportunidade que a FACAL nos deu para dar mais visibilidade aos nossos trabalhos. É uma forma de ajudar o microempreendedor”, assegurou a artesã Cristina, que também enalteceu as capacitações ofertadas pelo Sebrae.

Presidente da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL) e gestora da FACAL, a professora Matilde Marques definiu a Feira do Empreendedor com a palavra “sucesso”. Inclusive, ela fez menção às parcerias que são mantidas com a institutição de ensino superior há décadas, o que tem resultado na formação acadêmica com excelência. “A emoçaõ é grande. São cinquenta anos, onde vinte e cinco são de Feira do Empreendedor. Quando nem se falava em empreendedorismo, a FACAL já vinha com está missão de desenvolver nas pessoas o valor de empreender”, celebrou Matilde.

Este ano, a Feira teve como tema: Inovação e Sustentabilidade, o Futuro do Empreendedorismo. “Quando a gente traz esse tema, a preocupação da FACAL, da academia, é mostrar não só aos universários, mas à comunidade limoeirense, a importância de trabalhar o meio ambiente. Se a gente não coloca, hoje, na nossa empresa, no nosso negócio, na nossa aprendizagem, a questão do meio ambiente, com certeza as gerações futuras não vão despertar que precisamos ter zelo. Estamos tratando o meio ambiente com amor e carinho”, garantiu a gestora.

Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, a Feira do Empreendedor é uma “vitrine” do que é trabalho dia a dia no cronograma de ensino. “A FACAL chega aos cinquenta anos fazendo o que é importante que uma instituição de ensino faça: traz para prática a vivência da sala de aula. É importante que a gente diga as pessoas o quanto é importante esse projeto da Feira. É motivo de orgulho Limoeiro ter uma instituição cinquentenária que busca se reiventar e se inovar a cada ano e a cada período”, comentou Melo.

Foto: Divulgação/FACAL