A qualidade dos serviços prestados à população passa pela preparação e atualização das equipes profissionais. Dessa forma, a Prefeitura de Limoeiro promoveu nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2024 a I Oficina de Integração da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa aconteceu no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin, tendo como público-alvo enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde e auxiliares de saúde bucal. A proposta do encontro com os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde das comunidades urbanas e rurais foi reforçar o caráter universal e democrático do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa oficina é de grande importância, pois ela permite cada equipe de Saúde da Família conhecer as potencialidades das outras equipes e dos outros profissionais, e tentar replicar isso no seu local de trabalho, onde vai conseguir trabalhar de uma forma mais multidisciplinar, melhorando a qualidade dos serviços que são ofertados pela Secretaria de Saúde do nosso município”, destacou o coordenador municipal de Saúde Bucal, odontólogo João Marcelo. O dentista ainda detalhou que os profissionais tiveram momentos de fala, sendo permitido que os demais colegas complementassem o planejamento para a elaboração de um planejamento estratégico coletivo que será executado neste primeiro semestre.
De acordo com a enfermeira e diretora de Atenção Básica, Emmanuela Kethully, a oficina oportuniza o debate dos problemas e a busca pelas soluções por ordem de prioridade. “Os profissionais se encontraram para planejar de forma estratégica situacional o primeiro semestre de 2024. Trabalhamos os problemas e traçamos as prioridades dos territórios. Em julho, teremos a segunda oficina integradora e, em dezembro, a proposta é que nós estejamos nos encontrando através de uma mostra de experiências exitosas, para que a população possa visualizar as ações de sucesso que a Atenção Básica incorporou e alcançou durante 2024”, explicou a coordenadora.
A troca de experiências foi um dos pontos mais importantes da integração. “Esses momentos são muito importantes para a gente passar informações de uma unidade para outra e andarmos de mãos dadas na resolutividade das situações de cada paciente”, avaliou a agente comunitária de saúde, Carla Roberta, integrante da UBS Cohab. “Vivenciamos uma experiência de integração entre nossas equipes. Foram propostas e discutidas atividades para o aperfeiçoamento e melhora na integra dos atendimentos e acolhimentos dos nossos usuários do SUS. Uma equipe bem integrada vai proporcionar o cuidado integral que vai além da cura dos sintomas”, comentou a odontóloga Clara Muniz, da UBS Lagoa Azul.
Palavras como conjunto, parceria, união e apoio não faltaram durante a I Oficina de Integração da Secretaria Municipal de Saúde. Elas nortearam os debates e as propostas apresentadas pelos profissionais do Programa Saúde da Família durante os três dias. “Foi muito interessante essa oficina pela interação que houve entre as equipes. É uma maneira de ter um trabalho conjunto, onde pudemos tanto conhecer as pessoas, ter um maior diálogo, como uma interação fora do ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, conhecendo as dificuldades de cada área”, ressaltou o médico Bernardo Lustosa, que atua na UBS Santana, a qual tem demanda de aproximadamente 5 mil pessoas.
Com vivência na área rural do município, por estar lotada na UBS Ribeiro do Mel, a técnica de enfermagem Álida Patrícia enfatizou a importância do apoio entre as equipes, algo que começa dentro da própria unidade. “A comunidade e a unidade são tranquilas. Todos os profissionais são integrados. Trabalhamos em equipe, uma apoiando a outra nas nossas dificuldades e realidades. Também atendemos em outras áreas, com postos de apoio em Salobro, em Araras e em Poço do Pau”, contou.