Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Durante solenidade realizada no auditório do Instituto Padre Luis Cecchin (IPLC), na tarde de segunda-feira (17), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, empossou os novos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino. No total, 25 educadores selecionados por meio de processo seletivo, o qual teve início com o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar de Limoeiro (CAGEL), assumiram as gestões das escolas e creches.

O curso de capacitação foi uma iniciativa da própria pasta educacional, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) – Multicampi Garanhuns. O CAGEL teve como objetivo apoiar e preparar os gestores para nova missão, oferecendo fundamentação em cinco eixos da gestão escolar e troca de experiências durante o desenvolvimento das aulas que aconteceram em formato online. Já o processo de seleção contou com três etapas classificatórias.

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, os novos gestores estão responsáveis por liderar as ações educativas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), mobilizando os recursos humanos e materiais, promovendo a integração entre os diferentes segmentos da comunidade escolar e estimulando a inovação e a criatividade. Todos são profissionais efetivos do quadro de servidores do município, pré-requisito para concorrer à seleção.

“Iniciamos esse processo seletivo desde dezembro do ano passado. Foi um processo que foi construído observando a legislação, publicando portarias e edital, no sentido de que a gente tivesse a maior lisura e
transparência. Na sequência, iniciamos todo um trabalho, com a parceria da UPE, que veio a legitimar. Uma instituição séria, reconhecida e que deu um ar de grandiosidade ao nosso processo”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Segundo o secretário, após a posse, os novos gestores seguiram para as unidades educacionais para formação de equipes e desenvolvimento dos planos de trabalho apresentados no processo de gestão. “Todos os cuidados, todo o preparativo e toda a essência do que é gestão pública foram discutidos. Acreditamos muito nessa equipe e vamos continuar fazendo um trabalho conjunto entre secretaria e escolas, com o interesse de fazer cada vez melhor a educação pública de Limoeiro”, assegurou Fernando.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou a solenidade e utilizou as palavras “respeito”, “transparência” e “coletivo” para classificar a base da construção educacional. “Em nosso plano de governo a gente já dizia que iria democratizar a educação e iríamos entregar uma educação de qualidade. Estamos trabalhando de forma coletiva nessa grande entrega”, afirmou Orlando, ao mencionar a importante participação da UPE e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no processo de seleção dos novos gestores escolares.

O chefe do executivo também elencou as ações adotadas pela gestão para que ocorra o desenvolvimento educacional planejado pela PML na Rede Municipal de Ensino. “Primeiro, recuperando as estruturas, valorizando o magistério e a categoria, e, agora, democratizando a direção das escolas. E, a partir daí, fazer um trabalho de formação continuada e melhoria do ensino”, ressaltou o prefeito, ao convocar os pais para colaborarem no dia a dia escolar.

A professora Verinalva Melo reassumiu a gestão da Escola Henrique Serafim, na Comunidade de Pitombeira. Para ela, que tem 25 anos de serviços prestados à Educação Municipal, o processo de seleção dos novos gestores foi um momento ímpar. “Isso vem potencializar as tomadas de decisões e o ensino de qualidade. Como gestores, pretendemos alavancar os números das escolas e atender toda a comunidade escolar com excelência e qualidade”, frisou Verinalva.

A gestora da Escola Castelo Branco, Josiane Cordeiro, que também volta ao cargo, comemorou o sucesso do processo de seleção: “Foi um processo muito bom, porque ele (capacitadores) nos proporcionaram uma formação que nos deu condição de participar dessa seleção”. O mesmo pensamento teve a nova gestora da Escola Otaviano Basílio, Maria Luiza Simões: “Foi importante. Uma oportunidade de ouro que a gestão municipal nos deu, porque nos proporcionou também momentos de estudo”.

Coordenadora setorial de graduação da UPE – Multicampi Garanhuns, Patrícia Tenório citou a importância da parceria firmada com a Prefeitura de Limoeiro, o que reforça o processo de interiorização da universidade. “Que seja a primeira de muitas outras parcerias. A UPE está se interiorizando, já num processo antigo, e chegamos a Limoeiro. Fazemos um Curso de Extenção de Gestores, sendo o primeiro, e queremos ficar aqui por muito tempo”, declarou Patrícia.

Representando a Educação Estadual, a nova gestora da Gerência Regional Vale do Capibaribe, Ana Xavier, esteve na posse dos novos gestores escolares, comemorou o formato de escolha e garantiu parcerias. “Vamos procurar trabalhar com todos os municípios da mesma forma, com a mesma responsabilidade e com a mesma ética. Vamos fazer um trabalho de muita seriedade, de muito compromisso e de muita vontade de acertar”, afirmou a gestora regional.

Após a entrega dos certificados do CAGEL e da assinatura de posse dos gestores, ocorreu uma mesa de diálogo formada pelo vice-presidente da UNDIME-PE, professor Natanael Silva, e pela coordenadora setorial de graduação da UPE, professora Patrícia Tenório, mediada pela professora Marijane Pimentel, coordenadora de Normatização da Secretaria de Educação de Limoeiro e professora da UPE, sobre o tema “A importância do gestor escolar para a educação”.

Confira abaixo a relação dos novos gestores por ordem alfabética e as respectivas lotações:

Adiel Aureliano de Melo – Escola Aluísio de Aquino e Silva

Ana Cecília Alves de Moura – CMEI Sagrada Família

Anne Micheline Cavalcante do R. Duarte – CMEI Júlia Guimarães Rodrigues

Aparecida Barbosa da Silva – Escola Professor Antônio de Souza
Vilaça

Brena Valéria de Azevedo Evangelista – Escola José Teodoro da Silva

Cássia Mirtys Gonçalves de Moura Rego – Escola Nossa Senhora dos Anjos

Eliane Freitas de Medeiros Lima – Escola Cônego Deusdedith

Fabíola Pereira de Castro Bandeira – Escola Luís Sátiro Pereira

Iara Maria Ferreira Ramos – CMEI Mãe Maria Beata

Jaqueline Carneiro Soares – Escola Manoel Marques da Silva

José Fernando da Silva Alves – Escola José Teobaldo da Silva

Josiane Pereira da Silva Cordeiro – Escola Humberto de Alencar Castelo Branco

Kattyane Lanery Gomes de Lima Nascimento – Escola Antônia Vieira de Moura

Lucinalva Luiza da Silva – Escola Maria Bezerra de Lima

Marcela Sabrina de Albuquerque Pessoa – Escola João Heráclio Duarte

Maria da Conceição de Melo Silva – Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves

Maria José Gomes da Silva Prado – CMEI Padre Luis Cecchin

Maria Luiza Simões – Escola Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo

Maria Neide Raulinho de Souza – Escola Santa Lúcia

Mariza Maria Bezerra Monteiro – Escola João Luís da Silva

Mônica Maria de Lucena Negromonte Rocha – Escola Salomão Luiz Ginsburg

Sandra Maria Alves da Rocha Luz – CMEI Irmã Marta Melo

Sandra Régia Rodrigues Mendes – Escola Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino

Valquíria da Silva Dias – Escola José Vieira de Oliveira

Verinalva Sabino de Melo – Escola Henrique Serafim Morais Costa