Cumprindo o Plano de Governo, a Prefeitura de Limoeiro segue ampliando a lista de serviços ofertados à população. O mais recente foi no setor de exames e especialidades. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a realização de exames de ultrassonografia (exames de imagem) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas na zona rural. O objetivo é evitar que os pacientes se desloquem para fazer o procedimento na cidade. Nesta terça-feira (6), as unidades da Vila Mendes e de Gameleira foram as primeiras contempladas com o serviço gratuito.
Médica radiologista responsável pelos exames de imagem, Dra. Claudionora Arruda reforçou que o serviço garante mais comodidade aos pacientes e citou as especialidades que estão chegando pela primeira vez aos postos do campo: “Estarei realizando exames de ultrassom de abdômen total, de próstata, de mama, tanto de adultos quanto de idosos e de crianças em geral. A ideia é atender a comunidade no seu próprio local. O paciente vai deixar de ir à cidade, pegar um carro cedo e se expor na viagem, pois terá o exame na própria unidade”.
De acordo com a secretária de Saúde, Paloma Sonally, a oferta desses serviços nas comunidades rurais, onde os resultados são divulgados minutos depois, atende à proposta da gestão municipal de descentralizar os exames de imagens, que estão entre os mais solicitados pelos médicos do Programa Saúde da Família (PSF). “O profissional vai observar a anatomia e os tecidos dos órgãos em imagem em tempo real e cujo resultado sai na hora, podendo dar um diagnóstico mais preciso aos usuários do SUS”, explicou Sonally.
A secretária de Saúde também citou a humanização que está sendo praticada com a realização desse serviço nas cinco UBS espalhadas pela Zona Rural de Limoeiro: Vila Mendes, Gameleira, Ribeiro do Mel, Sítio Convales e Vila Urucuba. “Existe toda essa questão da problemática com relação ao transporte e ao custo que os usuários têm para se deslocarem até a cidade e estar realizando esses exames. Agora, eles terão esses exames disponíveis na própria unidade de saúde deles”, destacou a secretária.
Ela ainda listou que exames de imagem para tireoide e obstetrícia também serão ofertados – somando-se aos pontuados anteriormente pela médica radiologista. “Iniciamos na Vila Mendes e em Gameleira, mas teremos outros cronogramas para as demais unidades básicas de saúde da Zona Rural. É uma parceria extremamente importante, ofertando um SUS igualitário e com qualidade para que as pessoas possam ter o diagnóstico na própria unidade de saúde”, pontuou Paloma, reforçando que os atendimentos de rotina nas unidades da cidade seguem normalmente.
Satisfação pelo atendimento
Moradora de Gameleira, Dona Lucivânia foi uma das primeiras a utilizar o exame de ultrassonografia em sua comunidade. “Esse projeto é uma maravilha, pois vai beneficiar toda a Zona Rural, evitando se locomover daqui da comunidade até a cidade para enfrentar longas esperas para poder fazer os exames. Foi muito bom descentralizar esses exames para estar fazendo aqui na UBS”, comentou a moradora. Ela ainda contou que, se fosse fazer o exame no setor particular, pagaria entre R$ 250 e R$ 300.
A gestante Maria Natália reside na Vila Mendes e aproveitou para realizar pela primeira vez a sua ultrassonografia na UBS que lhe atende. “O atendimento aqui na Vila Mendes é muito bom e as meninas atendem muito bem as gestantes. É muito legal ter o atendimento aqui e não precisar ir para o centro da cidade, porque já economiza mais, além de ter ótimo atendimento”, declarou. A solicitação do exame é feita pelo médico lotado na UBS do território domiciliar do paciente.