Por meio do Decreto Municipal n° 072, a Prefeitura de Limoeiro decretou Estado de Emergência em razão dos efeitos danosos provocados pelas fortes chuvas registradas no município do Agreste de Pernambuco nos dias 26, 27 e 28 de maio. O documento entrou em vigor neste domingo (29) e tem validade de 180 dias.
Dentre os motivos elencados pela gestão municipal para decretar a situação de emergência estiveram os elevados danos à infraestrutura física da cidade e ao patrimônio público, o aumento do nível do Rio Capibaribe e o quantitativo de residentes em áreas de risco localizadas nas serras e encostas do Município. Também foi citada a total destruição das estradas vicinais que ligam a Zona Urbana à Zona Rural para deslocamento da população e escoamento dos produtos agrícolas. Além disso, o documento menciona a previsão de ocorrência de novas chuvas de volume significativo.
Assinado pelo prefeito Orlando Jorge e publicado no Diário Oficial dos Municípios, o Decreto 072/2022 autoriza a convocação de voluntários para o reforço das ações de resposta aos desastres e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. Essas atividades, que têm o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelas fortes e intensas chuvas, estão centralizadas na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, que fica no Bairro do Ponto Certo.