Na noite de quinta-feira (2), o Centro de Criação Galpão das Artes vivenciou a abertura da Exposição Memórias do Mamulengo de Glória do Goitá, que segue até o sábado da próxima semana (11). Apoiada pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, a iniciativa é uma homenagem ao 19° aniversário do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá, município vizinho à “Princesa do Capibaribe”. A entrada acontece mediante doação de um quilo de alimento não-perecível. Os alimentos serão destinados às famílias atingidas pelas fortes chuvas em Limoeiro.
No segundo dia do evento (sexta-feira, 3), estudantes da Escola Municipal João Heráclio Duarte visitaram o espaço. As crianças ficaram encantadas com as histórias e as brincadeiras expostas pelos espetáculos do Mamulengo.
A secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, apontou que a gestão municipal trabalha diariamente para preservar a cultura popular. “A gente salvaguarda algo que é essencial para todos que são nordestinos. E nós queremos agradecer tanto ao Galpão das Artes, por abrir as portas para essa grande exposição, como ao Museu do Mamulengo, que traz para cá essa imperdível exposição”, celebrou.
O gestor do Galpão das Artes e diretor executivo de Cultura de Limoeiro, Fábio André, mostrou-se entusiasmado com o evento. “É uma grande satisfação poder mostrar os fazeres e os saberes da memória do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá. O Mamulengo é sabedoria da cultura popular”, destacou.
Por sua vez, o presidente da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá, Pablo Dantas, sentiu-se lisonjeado pela homenagem ao Museu do Mamulengo. “Os artesanatos são produzidos pelos nossos associados de Glória do Goitá. A criançada está aqui conhecendo as belezas e os encantos dessa brincadeira popular maravilhosa. Estamos muito felizes com a homenagem ao tradicional Mamulengo de Glória do Goitá”, pontuou.
Quem se interessar em conhecer melhor o trabalho dos mamulengueiros de Glória do Goitá pode seguir a página oficial do grupo no Instagram: @museudomamulengo.