Sesi realiza palestra para estudantes

Na manhã desta quinta-feira (4), mais de 120 estudantes da rede pública de ensino do município de Limoeiro, mais precisamente da Escola Municipal João Heráclio Duarte e da Escola Estadual Ginásio de Limoeiro – Arthur Correia de Oliveira, foram contemplados, na Biblioteca do Sesi – Limoeiro, por uma palestra sobre a utilização dos jogos eletrônicos na adolescência, ministrada pelas psicólogas Betânia Soares e Jussara Rodrigues. O evento foi destinado a jovens de 14 a 17 anos.

“Por se sentirem entediados, por não terem uma boa relação familiar ou por não terem uma vida social ativa, os jovens acabam recorrendo a jogos mais desafiadores, mais perigosos ou mais violentos para expressarem situações emocionais com as quais não sabem lidar. Nesta fase de desenvolvimento do seu psiquismo, as crianças e os adolescentes podem ter influências positivas ou negativas. O lado positivo viria na questão de superar desafios, já o lado negativo viria no sentido de jovens com tendências agressivas utilizarem esses jogos como válvula de escape para tais emoções”, explica Betânia Soares, pós-graduada em Psicologia Hospitalar.

A psicóloga aproveita o momento para explicar como os pais podem interferir neste contexto. “Por viverem tão ocupados e estarem tão preocupados em proporcionar o melhor para os filhos, os pais podem esquecer do carinho, da presença física e do amor. Existe a crença de que os jovens estão protegidos por viverem em casa em vez de conviverem com amigos na rua ou terem a vida social mais ativa. Contudo, a Internet tem um mundo de possibilidades que nem todas as pessoas conhecem. A curiosidade e a busca dos filhos por coisas novas podem levá-los ao submundo da Internet, onde não agimos. Passar muito tempo nesses jogos pode ajudar os jovens a desenvolver posturas agressivas, sedentarismo e dificuldades de relação. Então os pais precisam ficar atentos ao tempo no qual seus filhos passam no computador e a qual tipo de conteúdo eles pesquisam”, avalia.

O monitor técnico do Sesi Limoeiro, Ivan Carlos (Sassá), fez um balanço positivo do evento. “Trata-se de um tema muito pertinente para a nossa sociedade. Acontecimentos como o massacre de Suzano, no interior de São Paulo, chamam a nossa atenção e nos estimulam para a necessidade de ajudar os nossos jovens. Precisamos expandir os horizontes das crianças e adolescentes do nosso município e alertar os pais para estarem vigilantes quanto aos seus filhos. Como eles utilizam as redes sociais? O que eles fazem quando estão solitários no quarto? E por aí vai. Trouxemos profissionais qualificadas e experientes para firmarmos o compromisso, enquanto gestão pública, de cuidar dos nossos jovens e para evitarmos casos como o de Suzano. Estamos à disposição para continuar este trabalho de alerta para os estudantes e para as suas famílias”, comenta.

Fotos: Eduarda Santana

Praça Comendador Pestana, 113 - Palácio Francisco Heráclio do Rego - Centro - CEP - 55700-000 - Limoeiro-PE | CONTATO: (081) 3628-9700