Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Agricultura realizam ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Na tarde da última quarta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através de parceria entre a Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC) e a Secretaria de Agricultura, realizou o primeiro momento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), distribuindo macaxeira para os participantes das atividades dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) da nossa cidade. Nas próximas semanas, outros alimentos serão distribuídos aos usuários, totalizando cerca de 200 famílias beneficiadas até o final do ano.

O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Além disso, oportuniza o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, fortalecendo circuitos locais e regionais e também redes de comercialização. Também valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentivando hábitos alimentares saudáveis e estimulando o associativismo.

De acordo com a secretária da pasta, Cristiane Barbosa, esta ação tem como principal objetivo “promover a segurança alimentar e nutricional das famílias e será realizada de forma estratégica e conjunta, sendo intersetorial e participativa com os equipamentos da politica da assistência”.

“Nesta tarde, realizamos a entrega de macaxeira às famílias de Limoeiro com prévio cadastro e acompanhamento, pois entendemos que este beneficio chegou em boa hora para estas famílias. E a aceitação é positiva, especialmente neste momento de cortes dos benefícios sociais e a ausência de investimentos nestes segmentos, com produtos de qualidade e a valorização da agricultura”, destacou Cristiane.

Esta articulação se iniciou em 2017 com o vice-prefeito Marcelo Motta, na ocasião também secretário de Agricultura, e com a SDSC, através dos CRAS I – São Sebastião e CRAS II – Frei Estêvão. O convênio tem validade de 12 meses, contando a partir de setembro de 2018.

Matéria e fotos: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania