Secretaria de Saúde desenvolve ações para evitar danos

Na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde Ambiental de Limoeiro, discutiu ações de contingenciamento, mitigação e redução de danos causados por ocorrências de enchentes.

O encontro reuniu representantes da Ouvidoria Municipal, da Atenção Básica em Saúde, da Coordenação em Saúde Mental, Núcleo de Educação em Saúde, Defesa Civil Municipal, Secretaria Executiva de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e da Secretaria de Administração, Trânsito e Segurança Cidadã.

A palestrante foi a assistente social e coordenadora da VIGIAGUA e VIGIDESASTRE da II Gerência Regional de Saúde (II GERES), Sineide Maria, que falou sobre os desastres e apresentou os planos estratégicos de contingenciamento de emergências.

Na ocasião, os participantes foram convocados a construir o plano de enfrentamento de desastres naturais de Limoeiro, que ficou sob a responsabilidade da Defesa Civil local. O grupo voltará a se reunir em breve para debater os assuntos que serão levados à sociedade.

Corujão – Ainda na quarta-feira (13) o Corujão da Saúde, atendimento extra que garante o bem-estar de quem não pode cuidar-se durante o dia, aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Antônio. Os serviços oferecidos pelo posto foram: atendimento médico, de enfermagem, dentista, técnica de enfermagem, Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Gestantes – Já nesta quinta-feira (14), mais um grupo de gestantes foi realizado. Desta vez o tema foi “Exercícios que Ajudam na Hora do Parto”. O momento com as futuras mamães aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Teresinha e contou com o suporte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Entre os profissionais envolvidos estiveram fisioterapeuta e enfermeira.

Na ocasião, foram repassadas orientações sobre quais exercícios podem ser feitos durante a gestação para facilitar na hora do parto normal. Também foram sanadas dúvidas acerca da gestação, direitos e deveres, além da fisiologia da gestação, parto e pós-parto, deixando as gestantes seguras quanto ao momento da vida que estão passando.

Fotos: Secretaria de Saúde / Divulgação