Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Na última sexta-feira (8) a Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), realizou ações relativas ao Dia Internacional da Mulher. Na sede da SDSC ocorreram palestras sobre a violência doméstica sofrida pelas mulheres e como as agressões devem ser combatidas. A ministração ficou por conta do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Já na Praça da Bandeira foi realizada, através da Secretaria Executiva da Mulher (SEM), uma grande mobilização de conscientização e sensibilização da sociedade com as principais bandeiras de luta das mulheres, apresentando os serviços da rede de proteção às mesmas e os projetos e ações desenvolvidos por este órgão.

A secretária da pasta, Cristiane Barbosa, ressaltou a importância que as mulheres têm na sociedade. “A democracia só existe na sociedade com a participação da mulher. Em nosso município temos a implementação, pelo prefeito Joãozinho, do empoderamento feminino com a ocupação das mulheres nas principais secretarias municipais, como Infraestrutura com Fabíola Pimentel, Saúde com Karla Torres, Administração com Fernanda Barbosa, Procuradoria Municipal com Angélica Vilanova, Desenvolvimento Social com Cristiane Barbosa, e, principalmente, a Secretaria Executiva da Mulher, instrumento de articulação e implementação das políticas públicas para mulheres com Úrsula Nunes. Nos últimos tempos temos conquistado nosso espaço através de muita luta, mostrando que temos capacidade de exercer qualquer profissão. A gestão municipal tem garantido diversas melhorias para as mulheres, como, por exemplo, ampliação das creches integrais, possibilitando que as mães trabalhem tendo a proteção e a educação de seus filhos garantida, além do EJA Noturno, Projeto Planejar, cursos profissionalizantes, capacitações, campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher, ações de saúde da mulher, como prevenção ao câncer e a ampliação de especialidades médicas para as mulheres em nosso município”, frisou.

Durante todo o mês de março várias ações serão realizadas visando o bem-estar das mulheres limoeirenses com o apoio de outras secretarias, como Saúde e Educação, além de outros órgãos vinculados à SDSC, como o CRAS, CREAS e a Secretaria Executiva da Mulher (SEM).

Já a coordenadora do CREAS, Amanda Coutinho, pontuou que a violência contra a mulher ainda é muito grande e sempre deve ser denunciada. “Além das agressões físicas, ocorrem violência psicológica, sexo sem consentimento, exposição de fotos íntimas. É fundamental que a mulher denuncie a agressão logo no começo, pois com o passar do tempo consequências mais graves podem vir à tona”, destacou.

Por fim, a secretária executiva da mulher, Úrsula Nunes, explicou o simbolismo referente ao dia 8 de março. “Essa data marcou uma manifestação de mulheres que trabalhavam em uma fábrica, exigindo respeito e os mesmos direitos que os homens. Elas acabaram assassinadas, mas a luta delas não foi em vão. Hoje nossa geração está provando que pode assumir qualquer função, e, a cada dia, conquista mais espaço na sociedade. E também temos duas leis que ajudam bastante as mulheres que são vítimas de violência, a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio”, concluiu.

Fotos: Eduarda Santana / Divulgação