Projeto Limoeiro Construindo o Futuro transforma a vida de estudantes

Implementado em junho de 2017 pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e com a Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL), o projeto Limoeiro Construindo o Futuro (LCF) está transformando a vida de jovens de baixa renda que almejam ingressar na universidade. Com professores capacitados e experientes nesta modalidade de ensino, material didático de qualidade, temática humanizada, compartilhamento de conteúdo extra e esclarecimento de dúvidas por meio de grupos de WhatsApp e realização de simulados, o curso intensivo prepara estudantes da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o ensino superior.

No ano de 2018, na sua segunda edição, que aconteceu entre o final de julho e o início de dezembro, o pré-vestibular gratuito atendeu 207 alunos, dentre os quais estavam jovens com o Ensino Médio em andamento e pessoas recém-formadas na Educação Básica. O curso é ministrado aos sábados, das 8h às 17h, com pausa para almoço, e aos domingos, das 8h às 12h, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal). Os jovens foram contemplados com aulas de alto nível nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde e apostilas atualizadas conforme lançamento de edição, além de almoço fornecido de forma gratuita pela Prefeitura aos sábados.

Os frutos da iniciativa estão sendo colhidos. Até o momento, o LCF conquistou 71 aprovações para 2019, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, programa do Governo Federal que seleciona estudantes para universidades federais e estaduais em todo o País, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA – UPE), com destaque para sete aprovações ao curso de Engenharia. Paralelamente às conquistas obtidas em instituições universitárias da rede pública, 37 estudantes beneficiados pela ação tiveram direito a bolsas de financiamento de estudo na Facal, incluindo uma bolsa de 100% para o primeiro colocado.

Aprovada em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Ciências Contábeis na Facal, Roseli Joseli garante ser eternamente grata ao projeto pelas conquistas. “Eu, que sou uma garota negra e pobre do interior, estou realizando o sonho de entrar em uma universidade federal com a ajuda do LCF. Muito obrigada a todos que me ajudaram a transformar este sonho em realidade”, comemora a estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Sebastião de Vasconcelos Galvão (EREM Galvão).

Quem também participou do Limoeiro Construindo o Futuro em 2018 e colecionou excelentes resultados foi Anny Beatriz, também da EREM Galvão. “Fui aprovada em ABI – Engenharia pela UFPE, fiquei em primeiro lugar em Técnico de Edificações pelo Instituto Federal de Pernambuco, primeiro lugar em Engenharia Civil, na Faintvisa e na Unibra, e no sétimo lugar em Direito, na Facal”, relata.

Lucas Farias, por sua vez, realizou o sonho de passar para o curso de Educação Física. “Graças ao LCF, consegui uma bolsa de 50% na Facal e também consegui passar na UFPE”, festeja o aluno da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro).

Somando à primeira edição, o curso pré-vestibular gratuito oferecido pela gestão municipal já supera as marcas de 400 estudantes atendidos e de 120 aprovações em institutos federais e universidades públicas e privadas. O número, que já é extremamente positivo, tende a aumentar no segundo semestre, com a segunda chamada do SiSU e o Programa Universidade para Todos – Prouni.

O prefeito João Luís Ferreira Filho celebra com muito entusiasmo o excelente desempenho dos alunos do LCF. “Como governo, devemos oferecer oportunidades aos nossos jovens, para que eles consigam ter um futuro brilhante. Estamos no caminho certo”, afirma.

Pioneiro na região, o Limoeiro Construindo o Futuro faz parte das Políticas Públicas para a Juventude promovidas pela Prefeitura de Limoeiro. A gestão também garante transporte universitário gratuito a alunos os quais cursam ensino superior na Região Metropolitana do Recife, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Carpina e Caruaru. Muito mais do que preparar estudantes para a aprovação no vestibular, o LCF preza por um planejamento a longo prazo e visa assegurar o direito à Educação, sendo este um dos compromissos do governo municipal, e oportunizar aos jovens o ingresso no ambiente acadêmico, pois o conhecimento transforma a sociedade.

O projeto Limoeiro Construindo o Futuro é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Limoeiro

Fotos: Eduarda Santana

Compartilhe

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support