Projeto Limoeiro Construindo o Futuro transforma a vida de estudantes

Implementado em junho de 2017 pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e com a Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL), o projeto Limoeiro Construindo o Futuro (LCF) está transformando a vida de jovens de baixa renda que almejam ingressar na universidade. Com professores capacitados e experientes nesta modalidade de ensino, material didático de qualidade, temática humanizada, compartilhamento de conteúdo extra e esclarecimento de dúvidas por meio de grupos de WhatsApp e realização de simulados, o curso intensivo prepara estudantes da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o ensino superior.

No ano de 2018, na sua segunda edição, que aconteceu entre o final de julho e o início de dezembro, o pré-vestibular gratuito atendeu 207 alunos, dentre os quais estavam jovens com o Ensino Médio em andamento e pessoas recém-formadas na Educação Básica. O curso é ministrado aos sábados, das 8h às 17h, com pausa para almoço, e aos domingos, das 8h às 12h, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal). Os jovens foram contemplados com aulas de alto nível nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde e apostilas atualizadas conforme lançamento de edição, além de almoço fornecido de forma gratuita pela Prefeitura aos sábados.

Os frutos da iniciativa estão sendo colhidos. Até o momento, o LCF conquistou 71 aprovações para 2019, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, programa do Governo Federal que seleciona estudantes para universidades federais e estaduais em todo o País, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA – UPE), com destaque para sete aprovações ao curso de Engenharia. Paralelamente às conquistas obtidas em instituições universitárias da rede pública, 37 estudantes beneficiados pela ação tiveram direito a bolsas de financiamento de estudo na Facal, incluindo uma bolsa de 100% para o primeiro colocado.

Aprovada em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Ciências Contábeis na Facal, Roseli Joseli garante ser eternamente grata ao projeto pelas conquistas. “Eu, que sou uma garota negra e pobre do interior, estou realizando o sonho de entrar em uma universidade federal com a ajuda do LCF. Muito obrigada a todos que me ajudaram a transformar este sonho em realidade”, comemora a estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Sebastião de Vasconcelos Galvão (EREM Galvão).

Quem também participou do Limoeiro Construindo o Futuro em 2018 e colecionou excelentes resultados foi Anny Beatriz, também da EREM Galvão. “Fui aprovada em ABI – Engenharia pela UFPE, fiquei em primeiro lugar em Técnico de Edificações pelo Instituto Federal de Pernambuco, primeiro lugar em Engenharia Civil, na Faintvisa e na Unibra, e no sétimo lugar em Direito, na Facal”, relata.

Lucas Farias, por sua vez, realizou o sonho de passar para o curso de Educação Física. “Graças ao LCF, consegui uma bolsa de 50% na Facal e também consegui passar na UFPE”, festeja o aluno da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro).

Somando à primeira edição, o curso pré-vestibular gratuito oferecido pela gestão municipal já supera as marcas de 400 estudantes atendidos e de 120 aprovações em institutos federais e universidades públicas e privadas. O número, que já é extremamente positivo, tende a aumentar no segundo semestre, com a segunda chamada do SiSU e o Programa Universidade para Todos – Prouni.

O prefeito João Luís Ferreira Filho celebra com muito entusiasmo o excelente desempenho dos alunos do LCF. “Como governo, devemos oferecer oportunidades aos nossos jovens, para que eles consigam ter um futuro brilhante. Estamos no caminho certo”, afirma.

Pioneiro na região, o Limoeiro Construindo o Futuro faz parte das Políticas Públicas para a Juventude promovidas pela Prefeitura de Limoeiro. A gestão também garante transporte universitário gratuito a alunos os quais cursam ensino superior na Região Metropolitana do Recife, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Carpina e Caruaru. Muito mais do que preparar estudantes para a aprovação no vestibular, o LCF preza por um planejamento a longo prazo e visa assegurar o direito à Educação, sendo este um dos compromissos do governo municipal, e oportunizar aos jovens o ingresso no ambiente acadêmico, pois o conhecimento transforma a sociedade.

O projeto Limoeiro Construindo o Futuro é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Fotos: Eduarda Santana